sábado, 16 de maio de 2015

Sítio arqueológico pode mudar história da presença dos humanos na América.

Local foi descoberto por pesquisadores em Boa Esperança do Sul, SP. Indícios apontam que nômades viveram nessa região há 14 mil anos.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Araporã estão estudando um sítio arqueológico em Boa Esperança do Sul (SP) que pode mudar a história da chegada do homem à América. Indícios mostram que nômades viveram na região há 14 mil anos.

O pesqueiro onde o sítio arqueológico está localizado fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), que liga as cidades de Araraquara e Boa Esperança do Sul, e basta andar alguns metros para alcançar a área, próxima a uma plantação de cana.
No local, foram encontradas pedras que podem ter sido usadas como ferramentas, cada uma para uma função específica. Uma delas, por exemplo, tem forma arredondada e possivelmente era utilizada como uma espécie de martelo. Outra pedra, com um formato diferente, deve ter sido usada como uma faca.
"Uma das pedras seria como se fosse um raspador, como chamamos, algo utilizado para descamar um animal ou coisas do tipo", disse o arqueólogo Roberto Ávila.
Para encontrar o material, um buraco de mais de um metro de profundidade foi aberto no local. Também na região, geólogos da Unicamp mapearam o solo e recolheram amostras da terra. A ideia é tentar descobrir como era o ambiente em que as pessoas viviam. "Muito provavelmente o ambiente era muito mais seco do que atualmente, uma paisagem completamente diferente", disse o professor Francisco Ladeira.

Continue lendo aqui.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...