sábado, 2 de maio de 2015

Mais de 500 vídeos gratuitos para usar em sala de aula.



Por Marcia, Publicado em 27/04/2015.

Uma ótima dica para os professores!
O “Curta Na Escola” reúne vídeos gratuitos feitos por brasileiros que podem ser aplicados ao ensino de crianças e adolescentes. O objetivo é promover e incentivar o uso curtas-metragens brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula.
Além de disponibilizar informações pedagógicas básicas, como os níveis de ensino e as disciplinas às quais o vídeo é adequado, o site tem uma plataforma colaborativa, em que professores podem compartilhar seus planos de aula e seus relatos.
Até agora, o filme mais exibido é o Ilha das Flores (1989). Dirigido por Jorge Furtado, o curta de 13 minutos faz um ácido retrato da sociedade desigual em que vivemos ao acompanhar a trajetória de um tomate.
O projeto é da Synapse Produções, que comercializa o cinema independente brasileiro para o exterior. Já foram lançados três DVDs com os curtas, distribuídos a mais de três mil escolas
Conteúdo
Ao todo, há 530 vídeos no acervo do Curta na Escola. O site estima que mais de 60 mil alunos tenham sido contemplados pelo projeto. O conteúdo é gratuito para todos que acessam, mas os professores que desejarem montar sua cinemateca e enviar suas experiências podem fazer um cadastro.
E a busca de vídeos é bem completa. O educador pode achar curtas de acordo com:
  • A disciplina: Artes, Língua Portuguesa, Sociologia, História, Ciências Sociais, Literatura, Geografia, Filosofia, Ciências, Biologia, Educação Artística, Música, Teatro, Educação Física, Física, Química, Inglês e Matemática.
  • O tema proposto: Pluralidade Cultural, Oficina Vídeo Interatividade, Cidadania, Ética, Psicologia, Diversidade, Comunicação, Saúde, Cultura de Massa, Trabalho e Consumo, Meio ambiente, Discriminação e preconceito racial, Família, Educação Ambiental, Tecnologias, Economia, Pedagogia, Gerontologia, Inclusão/Deficiências, Antropologia, Orientação Sexual, Tecnologias da Informação, Ciências Naturais, Política, Relações de Gênero, MPB, Geologia, Redação, Temas Locais e Sexualidade.
  • O nível de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Superior, Formação de Educadores, Pós-Graduação, Pós-graduação – Especialização, Pós-graduação – Mestrado, Pós-graduação – Doutorado e Formaçao ProJovem MDS.
  • A faixa etária: de 3 a 7 anos, de 7 a 10 anos, de 10 a 14 anos, a partir de 14 anos, de 14 a 18 anos, acima de 18 anos e todas as idades.
Os professores ainda podem cadastrar planos de aula e relatar experiências que vão ser compartilhadas com todos os colegas que acessarem o portal.
Confira no CURTA NA ESCOLA
Fonte: Canal do Ensino.

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...