quinta-feira, 21 de maio de 2015

5 Jogos temáticos de história para se trabalhar em sala.


Jogo: Resistência na Segunda Guerra

Neste jogo, defenda a sua base em meio a territórios repletos de inimigos, armando emboscadas que vão conseguir surpreender o oponente e acabar com a onda de soldados e veículos, posicionando e melhorando os seus pontos de defesa sempre que possível. Em 1942, ocorreram as maiores batalhas da Segunda Guerra Mundial.


Jogo: Guerra na História



Neste jogo, compre unidades militares e utilize armas que vão desde a pré-história até a modernidade para eliminar a base do inimigo, montando também uma defesa na sua para protegê-lo de perder.



Jogo: Batalhas na Guerra do Vietnã



As propostas de paz foram rejeitadas? A guerra é inevitável? Sua nação depende da força do seu exército? Neste jogo, escolha o seu país e batalhe pelos territórios do mapa na famosa Guerra do Vietnã, podendo evoluir seus soldados e novas armas para auxiliá-lo a tornar-se cada vez mais poderoso e preparado para guerra que está por vir.



Jogo: Grandes Navegações nos séc. XV e XVI



No jogo Navegar é Preciso, produzido pela Unifra, você interpreta o comandante de uma caravela, em pleno século XVI, durante a Expansão Marítima. Você deve conduzir a sua tripulação em segurança na viagem pelos mares, enfrentando desafios, como o clima, a escassez de alimentos e doenças em alto mar.

Como usar em sala de aula

O jogo aborda algumas questões que podem ser discutidas em sala de aula, como
  • Os tipos de alimentos que os navegadores consumiam no século XVI, assim como alimentos que ainda não existiam na época.
  • As doenças decorrentes da má alimentação e das más condições de higiene nas embarcações, doenças que vitimaram centenas de milhares de pessoas. Use em paralelo com esta lista de doenças históricas.
  • Tipo de tripulação que ia dentro das embarcações, assim como as atividades executadas por cada um deles durante as longas viagens.
Para complementar os estudos, o professor pode usar os recursos pedagógicos disponibilizados pelos desenvolvedores. É só acessar nos links abaixo


Neste jogo, você deve se imaginar vivendo em uma cidade nos idos da Revolução Industrial e deve tomar as decisões certas, independente de sua riqueza e da prosperidade dos seus negócios. O cenário é a Inglaterra, na metade do século XIX, e a urbanização crescente devido ao surgimento das fábricas.

Como usar em sala de aula

O jogo traz algumas informações úteis ao professor. O algodão foi uma matéria-prima essencial para a indústria têxtil da Inglaterra, berço da Revolução Industrial. O jogo, ao fazer referência ao algodão, remonta não só o início da Revolução Industrial, mas também aos tempos em que os Estados Unidos era colônia da Inglaterra. No sul dos Estados Unidos, haviam grandes plantações de algodão.


Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...