sexta-feira, 22 de maio de 2015

A Importância do Estudo da História.


História (do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que vê) é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. A palavra história tem sua origem nas «investigações» de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (Historíai).
O estudo da história é de grandiosa importância para a formação dos cidadãos. Mas a grande maioria da sociedade vê a história como uma disciplina desnecessária, pelo fato de muitos acharem inconveniente o estudo de fatos históricos em ordem cronológica. Todavia, a história é muito mais útil do que o conhecimento de fatos históricos. A história é, basicamente, o estudo dos fatos juntamente com a formação de opiniões sobre tal acontecimento; não é só decorar, é saber que, de acordo com as passagens do tempo, as sociedades evoluíram de tal forma para chegar até os modelos que se encontram hoje. Logo, o estudo da história é essencial na formação de cidadãos que, a partir do conhecimento da sociedade, criam um pensamento sobre os acontecimentos diários, criam o que chamamos de opinião. Se a opinião formada for comum entre certo grupo da sociedade, temos, portanto, o senso comum, que é um elemento estudado pela história, de modo que possamos desenvolver um pensamento crítico através do conhecimento do mesmo e avaliemos os fatos que se passam na sociedade de modo crítico.
Logo, a história é um meio de pensar criticamente sobre a sociedade e poder entender o que se passa nela através do estudo de documentos históricos. Estudar História significa pesquisar, investigar, indagar sobre o passado.
Boa leitura!

Assista a Videoaula - História - Introdução ao Estudo da História


Fonte: RHBJ

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...