quarta-feira, 13 de maio de 2015

6 técnicas para aumentar a qualidade do seu plano de aula.


Olá professores!
Hoje em dia, com tanta tecnologia, distrações e modernidades, o professortem que “rebolar” em sala de aula para chamar a atenção dos alunos. Mas não precisa ser tão difícil. Tudo depende de um bom plano de aula.
Ser professor é algo que implica em muitas coisas, especialmente no que diz respeito ao planejamento, já que muitos são os desafios quando o assunto é fazer com que os estudantes prestem muita atenção ao que está sendo mostrado em sala.
Para tentar facilitar esse processo, o portal Colégio Web colocou algumas dicas para que você, que é um professor de primeira viagem, saiba como fazer um plano de aula com qualidade e resultados bem melhores do que os que são apresentados normalmente. Portanto, preste atenção aos detalhes.
Escolha um tema
A primeira coisa a ser feita será escolher o tema que será trabalhado em sala de aula, já que será isso que irá nortear todo o transcorrer dessa aula, servindo de linha mestra para tudo que ocorrer durante ela.
Portanto, se sua disciplina for História, por exemplo, tenha em mente que o tema deverá seguir dentro do que já está sendo estudado, o que irá valer para praticamente todas as outras disciplinas também.
Defina planos de acordo com as séries
Esse é um ponto importantíssimo, pois usar o mesmo plano de aula para séries diferentes irá gerar problemas, por diversos motivos, sendo que o principal tem a ver com as diferenças de temas estudados por essas séries e com a idade dos estudantes.
Duração
Esse é um fator que deve ser deixado em segundo plano, pois normalmente um plano de aula normalmente extrapola o prazo de duração previsto inicialmente, o que pode gerar dificuldades, caso você tenha a intenção de iniciar imediatamente com outro plano.
Portanto, tenha em mente que o mais importante não é o prazo de duração do plano de aula, mas sim, se o objetivo será alcançado ao final dele.
Estabeleça objetivos
Um dos principais itens do plano de aula, para que este tenha sucesso, é estabelecer objetivos, já que serão eles que irão representar, ao final, todo o resultado dos esforços apresentados.
Desenvolvimento
Esse é um dos fatores mais importantes, pois será por meio do desenvolvimento do plano de aula que ele irá fluir até gerar os resultados esperados, portanto, será essencial que o professor tenha em mente quais atividades serão utilizadas: brincadeiras, debates, jogos, e por aí vai.
Recursos
Quais serão os materiais que serão utilizados em sala de aula para que seu plano de aula se desenvolva? Essa pergunta será respondida por você, já que é possível utilizar aparelho de som, vídeo, livros didáticos, lápis de cor, e muitos outros.
Essas dicas do Colégio Web são básicas e eficazes para se ter uma ideia de montar um plano de aula com qualidade. Experimente.
Boas aulas!

Postar um comentário

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...