Por Joelza
Explicar a Crise de 1929 por meio de um mapa mental permite ao aluno visualizar o complicado processo da crise, as relações entre seus fatores desencadeadores e o alcance de seus efeitos.
A construção de um mapa mental deve ser feita, preferencialmente, pelo professor conforme o enfoque escolhido para desenvolver o tema da aula.
Aquele que apresentamos aqui é uma entre muitas opções. O professor pode ampliá-lo ou reduzi-lo de acordo com nível de profundidade que pretende dar ao assunto.
Há duas formas básicas de trabalhar um mapa mental em sala de aula:
- Desenhar o mapa na lousa à medida que vai explicando o tema, cuidando para manter uma certa hierarquia nas molduras, cores e setas de conexão.
- Projetar o mapa (em Power Point ou mesmo pelo retroprojetor ou um cartaz) de maneira que apresente cada etapa explicando-a e escondendo as seguintes. Seguir assim até o final quando todo o mapa ficará exposto aos alunos.
- Entregar aos alunos um mapa mental com lacunas que eles devem preencher seguindo informações dadas por uma “legenda” ou “chave de respostas”. Dessa forma, os alunos reconstroem a explicação dada pelo professor relacionando fatos, o que contribui para a compreensão do processo e a retenção das informações mais importantes.
- Para turmas mais adiantadas o professor pode estimular os alunos a construíram seu próprio mapa mental e depois apresentá-lo à classe.
Uma sugestão de mapa mental sobre a Crise de 1929 apresentada em duas versões:
- Completo (preenchido) para ser apresentado aos alunos (pdf). Esquema_crise1929_completo
- Com lacunas para preencher segundo informações dadas na legenda (pdf). Esquema-2_crise1929_lacunas
VEJA TAMBÉM (clique no título para abrir o artigo):
- 1920: a década dos contrastes.
- Década de 1920: “os anos loucos”.
- Filmes que retratam a complexa década 1920.
- “As vinhas da ira” e a Grande Depressão”
- A Grande Depressão em preto e branco.
Fonte: Ensino de História
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