Por Joelza
A crise de 1929 é tema complicado para os alunos, especialmente os do Fundamental II pois diz respeito ao domínio da História Econômica e envolve compreensão da função e atividade da Bolsa de Valores.
A tarefa fica ainda mais difícil se considerarmos que o professor dispõe de pouco tempo (em geral, duas aulas) para explicar a complexidade do contexto econômico vivido pelos Estados Unidos na década de 1920. Daí que, a crise de 1929 acabar se restringindo a uma apresentação de causas e consequências que estão longe de dar conta da amplitude e importância dessa crise no cenário mundial. E pior, desperdiça-se um tema riquíssimo que poderia remeter a reflexões pertinentes sobre o atual mundo globalizado.
A compreensão da Crise de 1929 não se limita ao crashda Bolsa. Ela abrange a década de 1920, os chamados “Anos Loucos”, uma fase de aparente prosperidade sob a qual se escondia uma enorme desigualdade social. Continua pela década de 1930 marcada pela Grande Depressão e pelo avanço do nazi-fascismo culminando na Segunda Guerra Mundial. Contempla, ainda, a crise do café no Brasil, o declínio político da oligarquia cafeeira e o estabelecimento do governo autoritário e centralizador de Getúlio Vargas.
1929 marcou, também, uma importante ruptura da política econômica liberal, o declínio da democracia liberal e o descrédito do capitalismo. A direção tomada pelos governos capitalistas para superar os efeitos da crise mundial manteve-se no pós-guerra e só foi abalada a partir do choque do petróleo, em 1973. Retomou-se, então, o caminho interrompido em 1929, agora com o nome de neoliberalismo.
Apresentamos abaixo algumas sugestões para abordar a Crise de 1929 de forma a possibilitar um aprendizado mais significativo, enriquecedor e atraente para os alunos.
Sobre a década de 1920 (clique no título para abrir o artigo):
- 1920: a década dos contrastes. A prosperidade e a miséria nos Estados Unidos mostradas em fotografias, charges e propagandas da época.
- Década de 1920: “os anos loucos”. Transformações sociais e culturais: jazz, charleston, cultura e lazer de massa, novo papel da mulher, cinema
- Filmes que retratam a complexa década de 1920. Cenas dos filmes O Grande Gatsby e O Garoto (1921) de Charles Chaplin.
Sobre a Crise de 1929 e a Grande Depressão (clique no título para abrir o artigo):
- A Crise de 1929: mapa mental. Mapa conceitual para o professor usar em sala de aula ou para o aluno preencher.
- “As vinhas da ira” e a Grande Depressão. Trecho da obra de John Steinbeck que retrata o drama dos agricultores americanos na Grande Depressão.
- A Grande Depressão em preto e branco. Fotografias dos anos 1930 sobre os efeitos sociais da Grande Depressão.
Fonte: Ensino da História
Nenhum comentário:
Postar um comentário