terça-feira, 26 de maio de 2015

Crise de 1929: subsídios para o professor

15_carro a venda, crise 1929_101a
Homem vende seu carro novo por um preço muito abaixo do valor. Nova York, 1929.
Por Joelza
A crise de 1929 é tema complicado para os alunos, especialmente os do Fundamental II pois diz respeito ao domínio da História Econômica e envolve compreensão da função e atividade da Bolsa de Valores.
A tarefa fica ainda mais difícil se considerarmos que o professor dispõe de pouco tempo (em geral, duas aulas) para explicar a complexidade do contexto econômico vivido pelos Estados Unidos na década de 1920. Daí que, a crise de 1929 acabar se restringindo a uma apresentação de causas e consequências que estão longe de dar conta da amplitude e importância dessa crise no cenário mundial.  E pior, desperdiça-se um tema riquíssimo que poderia remeter a reflexões pertinentes sobre o atual mundo globalizado.
A compreensão da Crise de 1929 não se limita ao crashda Bolsa. Ela abrange a década de 1920, os chamados “Anos Loucos”, uma fase de aparente prosperidade sob a qual se escondia uma enorme desigualdade social.  Continua pela década de 1930 marcada pela Grande Depressão e pelo avanço do nazi-fascismo culminando na Segunda Guerra Mundial.  Contempla, ainda, a crise do café no Brasil, o declínio político da oligarquia cafeeira e o estabelecimento do governo autoritário e centralizador de Getúlio Vargas.
1929 marcou, também, uma importante ruptura da política econômica liberal, o declínio da democracia liberal e o descrédito do capitalismo.  A direção tomada pelos governos capitalistas para superar os efeitos da crise mundial manteve-se no pós-guerra e só foi abalada a partir do choque do petróleo, em 1973. Retomou-se, então, o caminho interrompido em 1929, agora com o nome de neoliberalismo.
Apresentamos abaixo algumas sugestões para abordar a Crise de 1929 de forma a possibilitar um aprendizado mais significativo, enriquecedor e atraente para os alunos.
Sobre a década de 1920 (clique no título para abrir o artigo):
  • 1920: a década dos contrastes. A prosperidade e a miséria nos Estados Unidos mostradas em fotografias, charges e propagandas da época.
  • Década de 1920: “os anos loucos”. Transformações sociais e culturais: jazz, charleston, cultura e lazer de massa, novo papel da mulher, cinema
  • Filmes que retratam a complexa década de 1920. Cenas dos filmes O Grande Gatsby O Garoto (1921) de Charles Chaplin.
Sobre a Crise de 1929 e a Grande Depressão (clique no título para abrir o artigo):
  • A Crise de 1929: mapa mental. Mapa conceitual para o professor usar em sala de aula ou para o aluno preencher.
  • “As vinhas da ira” e a Grande Depressão. Trecho da obra de John Steinbeck que retrata o drama dos agricultores americanos na Grande Depressão.
  • A Grande Depressão em preto e branco.  Fotografias dos anos 1930 sobre os efeitos sociais da Grande Depressão.

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...