quinta-feira, 7 de maio de 2015

Professor não “dá aula”.

Por Joelza, Em maio 1, 2015


professor_sala-1
“Professor, além de dar aulas, você trabalha?” É a pergunta que todos nós, professores, sempre ouvimos de nossos alunos, dos pais e também de amigos e parentes.

Entre nós, costumamos falar “fulano está dando aulas no Estado”, “beltano pegou umas aulas na escola x”. De tão usada, a expressão “dar aula” naturalizou-se e ninguém reflete a seu respeito.
Uma vez, no ponto de ônibus, escutei a conversa entre duas mulheres:
– E seu filho, arrumou trabalho?
– Nada ainda, mas está dando umas aulas de Matemática enquanto não arruma emprego.
O diálogo caiu como uma bomba em mim. “Dar umas aulas”, para aquelas mulheres, era uma situação provisória e precária que preenchia o tempo de espera do “trabalho” e do “emprego”, estes sim, definitivos e possivelmente melhores. Portanto, “dar aula” não é trabalho nem emprego.
Que verbo define o trabalho de outros profissionais? O médico clinica, o engenheiro projeta, o artista cria, o ator atua, o escritor escreve, o deputado legisla (mesmo que nada faça), o presidente governa, o gerente gerencia, o publicitário anuncia, o comerciante vende, o investidor investe, o decorador decora, o pintor pinta, o pedreiro constrói… e o professor “dá aula”?!?!?
professor_sala-3_PARAKANA
O professor, seja do ensino básico ou superior, mesmo tendo curso superior e títulos, é o profissional que “dá aulas”. E quem dá não deve esperar nada em troca. Afinal, dar é um gesto voluntário, espontâneo. Some-se a isso, a ideia de  missão e vocação e temos o discurso conveniente para autoridades, legisladores, pais, alunos etc desqualificarem o professor como profissional. Para quê reconhecimento, ambiente, salário… se o professor “dá aula” sem nada disso?

Aproveito o Dia do Trabalho e a luta feroz dos professores do Paraná e São Paulo para lançar uma campanha pelo repúdio à expressão “dar aula”.
Nós, professores não damos nada. Somos mais de 2 milhões de profissionais (só na Educação Básica) responsáveis pelo ensino, pela educação e formação de mais de 55 milhões de crianças e adolescentes. Nós vendemos nosso conhecimento, nosso estudo, nosso tempo e dedicação e eles devem ser devidamente recompensados e respeitados. Professor não dá aula.
Professor ENSINA E EDUCA!


Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...