quarta-feira, 13 de maio de 2015

Biblioteca Vaticana digitalizará 82.000 manuscritos.


VATICANO, 25 Mar. 14 / 12:49 pm (ACI/EWTN Noticias).

A Biblioteca Apostólica Vaticana digitalizará 82.000 manuscritos que são da “América pré-colombiana, China, Japão e Extremo Oriente, passando por todas as línguas e culturas que marcaram a cultura da Europa” e que estarão disponíveis no seu site em forma de imagens de alta definição.

O acordo foi apresentado no dia 20 de março pelo arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana, Dom Jean-Louis Bruguès; o Prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, Mons. Cesare Pasini, e os senhores Toshio Iwamoto e Patrizio Mapelli, do NTT Data Corporation e da NTT Data EMEA, respectivamente.

NTT Data é uma sociedade de serviços tecnológicos conhecida em todo o mundo por sua competência no âmbito das estruturas informáticas e de comunicação.

Durante a apresentação, Dom Bruguès afirmou que com este projeto “a Biblioteca volta a relacionar-se com as instituições de diversas regiões do mundo, seguindo sua política geral, seus objetivos e perspectivas e o faz graças a seu manuscritos que são um sinal da universalidade da cultura”.

“A missão humanista que caracteriza a Biblioteca a abre a tudo o que é humano, até as mais variadas 'periferias culturais' do ser humano; e com este espírito humanista quer conservar e fazer disponível o imenso tesouro da humanidade que lhe foi confiado. Por isso o digitaliza e o oferece à consulta livre no site”, assinalou.

A fase inicial é de quatro anos nos quais serão digitalizados três mil manuscritos e que poderá prolongar-se a uma segunda que compreenda os oitenta e dois mil volumes (mais de 40 milhões de páginas) de manuscritos da Biblioteca que abrangem um arco de tempo compreendido entre os séculos II e XX.

Por sua parte, o presidente do NTT Data Corporation assinalou que com este projeto “numerosos investigadores do âmbito acadêmico e estudiosos de diversos campos do saber terão a possibilidade de conhecer e interpretar estes documentos de valor incalculável -cujo acesso até agora estava limitado- em sua versão original”.

Fonte: Vaticano - ACI Digital

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...