segunda-feira, 20 de abril de 2015

Vídeo americano recria de forma impressionante o terramoto de Lisboa em 1755.



É impossível esquecer o que se passou a 1 de novembro de 1755. Faz parte da história de Lisboa e nunca será esquecido. Um sismo de magnitude 8.5, com epicentro a cerca de 240 quilómetros da capital portuguesa, criou um tsunami que, em cerca de 40 minutos, devastou a cidade.
Segundo a documentação histórica existente, eram 9H40 quando o terramoto foi sentido e pouco depois das 10H00 vagas de um tsunami – com ondas de 15 metros – atingem Lisboa, destruindo quase por completo a cidade. Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna.
O canal americano Smithsonian Channel, da CBS, recriou a catástrofe que assolou Lisboa em vídeo em 2014, mas só agora se tornou viral. No vídeo, que já tem mais de 200 mil visualizações, é possível ver o efeito do sismo nas ruas da capital portuguesa e imaginar a força das ondas que varreram a cidade.
Uma ação da natureza que gerou uma série de acontecimentos trágicos detalhados nestes dois minutos:

Saiba mais sobre o terremoto que atingiu Lisboa em 1755.

Lisboa antes e depois...
Provavelmente a mais fascinante, apaixonante e satisfatória de todas as cidades da Europa! Com céu azul todo o ano e um Inverno ameno, este destino oferece oportunidades de compras fabulosas de etiqueta de criador, empolgantes panoramas da cidade e do rio e um ambiente pitoresco onde eléctricos antigos vos levarão através das estreitas ruelas empedradas até aos excelentes novos hotéis nas largas avenidas: o prático do antigo funde-se com a sofisticação do século XXI.

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...