sábado, 25 de abril de 2015

146 anos da construção do Canal de Suez.


Publicado por: Eduardo de Freitas em Geografia humana.

O Canal de Suez é um canal que foi construído para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, com o intuito de ser usado como via de circulação de navios. 

Esse canal artificial possui 195 km de extensão, 170 metros de largura e 20 metros de profundidade. Sua construção foi muito importante do ponto de vista do transporte marítimo, pois sem a sua existência, uma embarcação que saisse da Itália, por exemplo, com destino à Índia, teria que contornar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança. Antes da construção do canal, o fluxo de mercadorias ocorria em terra, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. 

O canal foi construído entre 1859 e 1869, obra executada pela Companhia Suez de Ferdinand de Lesseps. Cerca de 1,5 milhão de egípcios trabalharam em sua construção, desses, aproximadamente 125.000 morreram, sobretudo de cólera. 

Egito e França eram os proprietários do canal, a inauguração oficial foi em 17 de novembro de 1869. 

Em razão da dívida externa contraída pelo Egito, o país teve que negociar o canal com o Reino Unido, que permitiu aos britânicos a travessia rumo à Índia. 

O controle do canal por um único do país foi extinto em 1888, por meio da Convenção de Constantinopla, que garantia, mesmo em período de guerra, a utilização do canal por qualquer nação. 

Ao contrário do Canal do Panamá, o canal de Suez é destituído de comportas ou eclusas, isso é explicado pelo fato de não haver desníveis ou diferenças quanto ao nível do mar ao longo do trajeto. 

A relevância desse canal é enorme, nele ocorre o fluxo de 14% do transporte mundial, cerca de 15.000 navios atravessam anualmente o Suez. 









Conheça mais sobre o canal de Suez assistindo o curto vídeo abaixo.



Canal de Suez, uma das mais ousadas obras da humanidade. Inaugurado oficialmente em 17 de novembro de 1869, o canal construído no istmo de Suez, ligando o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo, possibilita que embarcações naveguem da Europa à Ásia sem precisar contornar a África pelo Cabo da Boa Esperança. 

Aproximadamente 21 mil navios por ano atravessam o Canal de Suez, representando 14% do transporte mundial de mercadorias. Uma travessia de 11 a 16 horas. Seu idealizador foi o diplomata Ferdinand de Lesseps, também conhecido como "Le grand français".



Fonte: Site Mundo Educação.
Fotos Google Imagens e vídeo do You Tube.

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...