quarta-feira, 22 de abril de 2015

Filme raro sobre "O Descobrimento do Brasil" (1936).



Lista de reprodução "Espaço Cinéfilo", do canal YouTube CarlosAlbertoDidier.
"O Descobrimento do Brasil" é um filme brasileiro de Humberto Mauro, realizado em 1936 com trilha sonora de Heitor Vila-Lobos e agora em domínio público. 
Realizado na forma de documentário, narrado com textos extraídos da Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel I, descreve a chegada da frota portuguesa às costas brasileiras, em 1500.
Para a cena da primeira missa no Brasil, Humberto Mauro tentou reproduzir fielmente o famoso quadro de Victor Meirelles.
"Descobrimento do Brasil" representou o Brasil no Festival de Veneza de 1938. 
Veja a ficha técnica de produção em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Descobri...) .

HUMBERTO MAURO (Volta Grande, 30 de abril de 1897 - 5 de novembro de 1983) foi um dos pioneiros do cinema brasileiro. Fez filmes entre 1925 e 1974 sempre com temas brasileiros. (...) A convite de Edgar Roquette-Pinto, Mauro se junta ao Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE), onde por décadas realizou documentários sobre temas tão variados como astronomia, agricultura e música. 
Enquanto trabalhou no INCE , Mauro dirigiu apenas três longas metragens: "Descobrimento do Brasil" (1937), "Argila" (1940) e "Canto da Saudade" (1952), (...). Afastado do cinema desde 1974, quando fez o curta-metragem "Carro de Bois", passou a viver em seu sítio Rancho Alegre, em Volta Grande, onde morreu, aos 86 anos, quase que completamente cego, após uma forte pneumonia. (...) Apesar de não ter feito carreira internacional, devido às limitações da época, foi homenageado no Festival de Cannes como um dos cineastas mais importantes do século XX (...). http://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto...
Veja-se também a entrevista de Mônica Waldvogel com o autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil em https://www.youtube.com/watch?v=ECLGx... .
Acesse-se o mesmo livro em http://agendadasbugigangas.files.word... .
Acesse-se também o Guia Politicamente Incorreto da História da América Latina emhttps://docs.google.com/file/d/0B03HM.


Fonte: Canal YouTube Carlos Alberto Didier.

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...