domingo, 26 de abril de 2015

Primeira Missa Celebrada no Brasil.

A Primeira Missa, em tela de Victor Meirelles (1861). A grande cruz, entretanto, só existiu na segunda missa.

Por Jonildo Bacelar.

Quatro dias após ter chegado em Porto Seguro, no Domingo de Páscoa, em 26 de abril de 1500, Cabral determinou que se realizasse uma missa no ilhéu da Coroa Vermelha. Foi a Primeira Missa celebrada em solo brasileiro e o evento foi documentado pela Carta de Caminha. Era o último ano do século 15.
Cabral ordenou a presença de todos os capitães na Missa. Mandou armar um esperavel, e dentro dele um altar mui bem corregido.
A Primeira Missa foi celebrada pelo frei franciscano Henrique Soares de Coimbra, auxiliado pelo padre Marcos de Oliveira Ferreira. No total, eram oito frades, todos franciscanos, todos presentes e todos rezaram.
A bandeira de Cristo, trazida por Cabral de Belém, ficou hasteada durante a Missa. Não há menção de Caminha quanto a existência de uma cruz na Primeira Missa.
Acabada a Missa, frei Coimbra desvestiu-se e subiu numa cadeira alta, de onde fez uma pregação do Evangelho, terminando com referências à chegada dos portugueses na terra achada.
A cerimônia foi também acompanhada pelos tupiniquins. No final, levantaram-se muitos deles, tangeram corno ou buzina, e começaram a saltar e dançar um pedaço.

Elevação da Cruz em Porto Seguro, tela de Pedro Peres (1879). Conforme o relato de Caminha, a grande Cruz foi usada apenas na Segunda Missa, celebrada em 1º de maio.

Filme: Primeira Missa - trailer

O professor Francisco Guimarães, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), faz uma análise da primeira missa realizada pelos portugueses no Brasil, a partir do quadro de Victor Meirelles.


Fonte: História da Bahia.

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...