sábado, 25 de abril de 2015

História da Escola Almir Pinto - Aracoiaba / Ceará.




Escola Almir Pinto - Década de 1950.
Foto: IBGE

Em 1948, o Brasil vivia um contexto educacional onde frequentar escola era para poucos. Nesse período Aracoiaba tinha seus 58 anos de Emancipação Política (1890 - 1948) e já pensava como educar seus munícipes.

Pensando em solucionar as questões educacionais do município, o então prefeito Raimundo de Freitas Costa, criou na sede, uma modalidade de ensino público, batizada de "Escolas Reunidas", o que seria essas escolas reunidas? Seriam escolas onde funcionava em dois turnos, com turmas primarias multisseriadas com apenas duas salas de aulas. Mas, esse modelo não atendia os anseios da sociedade local.

Dom Raimundo de Castro e Silva, filho de Aracoiaba que na época era pároco da cidade de Maranguape - cidade próxima a Fortaleza - porém não havia perdido suas raízes em Aracoiaba, logo conheceu o Sr. Almir dos Santos Pinto, que na época exercia o cargo de deputado, mas que também era médico na cidade de Maranguape. 

Foi por meio da amizade entre os dois que Almir Pinto como era conhecido, atuou politicamente em Aracoiaba.

A partir dos compromissos firmados com a sociedade aracoiabense que o deputado Almir Pinto, procurou recursos estaduais para a construção, oficialização e funcionamento de um Grupo Escolar que pudesse ajudar na formação educacional da população. A construção do prédio se deu na sede do município  no ano de 1953, recebendo assim o seu nome.  Sua Inauguração ocorreu em 12 de outubro do mesmo ano.

A professora Maria Risoleta Guimarães Lopes, foi escolhida como primeira diretora, ficando pouco tempo no cargo. Pois no mesmo ano assumiu Corina Pimenta de Almeida Cavalcante. Com a dificuldade de professores em Aracoiaba foi preciso que os docentes das chamadas "Escolas Reunidas", que funcionava em Aracoiaba colaborassem na formação dos primeiros educadores na recém fundada escola, entre elas estão: Corina Pimenta de Almeida Cavalcante, Maria Madalena Silva Matos, Maria Gecilda Alves Moura, Maria Grafira Lima Verde e Iraci Terceiro Costa.
Inicialmente, foram ofertadas algumas turmas  do Curso Primário, que em meados de 1955, tiveram a festa de formatura da primeira turma. 

No Livro: "Aracoiaba: História em Retalho" , traz detalhes do primeiro convite de formatura da primeira turma, fornecida pela professora Pedrina Costa Correia.

"(...) às 6:15h - missa em ação de graças na Matriz de Aracoiaba. A solenidade de entrega de certificado acontecerá em seguida, às 8h, no prédio da Prefeitura Municipal, tudo na manhã do dia 20 de novembro de 1955.

Relação dos Homenageados 

Patrono: Virgem de Fátima.
Paraninfo: Tarcisio Guedes Lima Verde.
Orador: Raimunda Costa Pinheiro.
Homenagem Especial: Maria Risoleta Lopes.
Homenageadas: Iraci Costa, Maria de Lourdes Vasconcelos e Pedrina Costa Correia.
Professora da turma: Pedrina Costa Correia.
Diretora: Corina Pimenta de Almeida Cavalcante.  

Relação dos Concludentes.

1. Núbia Alves de Oliveira.
2. Djanira Oliveira Lopes.
3. Raimunda Costa Pinheiro.
4. Zélia Paiva de Oliveira.
5. Antonieta Alves do Nascimento.
6. Maria Ednir Viana de Sousa.
7. Ruth Sousa Bonartes.
8. Francisca Alves de Lima.
9. Marliete Fernandes Pimenta.
10. Francisco Gualberto dos Santos.
11. Manuel Francisco dos Santos" (MATOS. 2012.p. 54).


Posteriormente, o deputado Almir Pinto contribuiu na construção de outras unidades nos Distritos de Vazantes, Ideal, Ocara (Emancipada de Aracoiaba em 1989) e Curupira (atualmente Distrito de Ocara). Mesmo após a emancipação de Ocara, a Escola continuou com o nome de Escola Almir Pinto. Enquanto os Distritos de Vazantes e Ideal tiveram anos depois a modificação de seu nome, atualmente como o nome de escola Estadual João Alves Moreira (avô paterno de Artur Ricardo).

O Grupo Escolar Almir Pinto como era chamada na época, passou a ser Escola de 1º Grau Almir Pinto, sob o Decreto Nº 11.493 de 17 de outubro de 1975, D.O. 30/10¹1975, sendo o mesmo alterado para Escola de 1º e 2º Graus Almir Pinto, sob o Decreto Nº 17.239 de 14 de junho de 1986.  

Ao longo da história da Escola Almir Pinto muitos homens e mulheres contribuíram para a formação de milhares de jovens, que com certeza alcançaram um futuro promissor.  

Diretores:

- 1953 a 1960: Corina Pimenta de Almeida Cavalcante.
- 1961 a 1964: Maria Madalena Silva Matos.
- 1965 a 1984: Iraci Terceiro Costa (permaneceu durante 19 anos à frente da escola, saiu em 19/09/1984 para se aposentar. Foi na gestão dela que em 1972, o Grupo Escolar Almir Pinto, passou a condição de Escola de 1º Grau, com autorização para funcionar até a 8ª séria, pois até aquele dado momento funcionava a 4ª série. Até 1980 funcionava o Sistema Convencional, após esse período começou outro modelo de ensino, conhecido de Telensino. Ainda na década de 1980, após reivindicações da sociedade aracoiabense juntamente com autoridades locais, foi implantado os Cursos Profissionalizantes de Administrações e o Curso Normal.
Em 14 de junho de 1985, através do Decreto Nº 17.239, sob o reconhecimento Nº 961/86, passou a ser denominada de Escola de 1º e 2º Graus Almir Pinto.
- 1980: Assumiu interinamente como diretora Eugenia Maria de Castro e Silva Moura.
- 1980 a 1983: Nesse época havia dois diretores à frente da escola - no 1º Grau: Iraci Costa e no 2º Grau: João Bosco.
- 1983 a 1985: Interinamente assumi José Maia Gadelha, que com a aposentadoria de Iraci Costa em 1984, fica no cargo até final de 1985.
- 1986 a 1989: Raimunda Liane dos Santos Pinéo. (por meio de uma Portaria, a mesma cedeu a direção da escola a senhora Rosa Maria, que permaneceu por pouco tempo no cargo. 
- 1989: por indicação assumi o cargo Maria dos Santos, juntamente com as chamadas diretoras adjuntas: Maria Noeci da Silva e Verônica Maria de Queiroz Bernardino e como secretária Vera Luíza de Queiroz Bernardino.

A partir do ano de 1995, o Estado acabou com a forma de indicações ao cargo de diretores e passou a realizar provas de seleção (escrita e títulos) e eleição (comunidade escolar).

A primeira diretora a ser escolhida já nesse novo modelo foi a própria Maria dos Santos, ao ser aprovada na prova escrita e de título foi submetida ao sistema de eleição , sendo eleita e permanecendo no cargo até 1997. Tendo como diretores-adjuntos Geraldo Rodrigues de Lima e Ana Maria do Nascimento (atualmente escritora). 

- No ano de 1997, Geraldo Rodrigues de Lima, assumiu a direção da escola, após também ser aprovado e eleito pelo segmentos escolares de pais, alunos, professores e funcionários. Permanecendo Ana Maria Nascimento e Vanda Maria Sousa Lima. Essa gestão ficou até dezembro de 1998.

- Em 1999, com a reformulação da Educação no Estado do Ceará, foram criadas através da SEDUC - Secretaria de Educação do Ceará, as chamadas CREDE's - Centro Regional de Educação. No caso da Região do Maciço de Baturité, foi instalada na cidade de Baturité, ficando a região com a CREDE 8. 

- Naquele mesmo ano foi eleito ao cargo de diretor Jean Mar Cole Tavares Santos, ficando de 1999 a 2001. Coordenação Pedagógica: Luciana Barreto, Queila Maria Araújo Soares. Coordenadora de Gestão: Maria Tereza Lumena Furtado Moreira. Coordenador Administração-Financeira: Francisco Fredson Costa Monte. Secretária: Vera Luíza Bernardino.

Nessa época a escola assumiu os anexos dos Distritos de Vazantes e Ideal. No caso ficou sendo coordenada em Vazantes por Antônia Ferreira da Silva e em Ideal José Eduardo Nobre Maia.

- Em 2001, Jean Mar Cole é novamente eleito para o cargo de diretor, ficando até 2004. Com algumas mudanças no Núcleo Gestor. Coordenação Pedagógica: Queila Maria Araújo Soares (Sede), Maria Meiryvan de Oliveira (Vazantes) e Sinval Franco Soares (Ideal); Coordenadora de Gestão: Ana Cláudia  Lima de Assis;  Coordenador Administração-Financeira: Francisco Fredson Costa Monte. Secretária: Vera Luíza Bernardino.

- No final de 2004 é eleita uma nova Gestão para Escola, Ana Cláudia  Lima de Assis, assumindo em 2005 a 2008. Gestão com o Lema: Aqui sonhamos, aqui somamos, aqui acreditamos que transformar é possível". A nova Gestão era assim composta: Coordenação Pedagógica - Maria Edenice Miranda (Vazantes), Luiz Célio F. Paiva (Ideal) e Maria das Graças de Araújo (Sede);  Coordenador Administração-Financeira: Francisco Fredson Costa Monte. Secretária: Vera Luíza Bernardino.

Para o quadriênio 2009 - 2012 foi eleita passando por prova escrita e de títulos, e enfrentando todo o processo eleitoral Maria Meiryvan de Oliveira, com o slongam: "Compromisso com a educação, formando cidadão". para compor o Núcleo Gestor foram escolhido para Coordenadora Pedagógico: Claudia Matos Maciel (ficou no cargo até 2011, quando faleceu num acidente de carro em Morada Nova, onde vitimou quase toda a família, ficando apenas sua filha casula) Maria do Socorro Mendes de Vasconcelos e Marta de Lima Brilhante; Secretária: Vera Luíza Bernardino.

No cado dos anexos de Vazantes e Ideal, nesse período se tornaram independentes da Escola Almir Pinto e passaram a escolher os seus próprios diretores e núcleo gestor. Agora com o nome da Escola Estadual de Ensino Médio João Alves Moreira.

Foi nessa gestão de 2009 - 2012, que a Escola Estadual de Ensino Médio Almir Pinto (Aracoiaba), adquiriu três laboratórios: informática, ciências e matemática. Implantou o Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Conselho de Pais e Líderes de sala de aula; facilitou bastante a integração Escola-sociedade.

Em 2013, novamente o mesmo Núcleo Gestor é eleito para continuar o trabalho até 2016. Ficando assim composta: Diretora: Maria Meiryvan de Oliveira, Maria do Socorro Mendes de Vasconcelos e Marta de Lima Brilhante; Coordenadora da Administração-Financeira: Camila e Secretária: Vera Luíza Bernardino. Com um anexo funcionando no Distrito de Jaguarão sob a coordenação de Cleofas. 

Depois de mais de 25 anos de luta, foi inaugurada em 2014 a Quadra Poliesportivo, um sonho de muitas gerações que por ali passaram. Além da quadra, outros laboratórios, equipamentos e reformas internas e externas, como forma de facilitar o ensino-aprendizagem de milhares de jovens que por ali passam ou passarão ao longo da história. 

Dedicação 

Dedico esse histórico a minha mãe Maria Ricardo Uchôa de Oliveira  que por muitos anos se dedicou a lecionar na escola Almir Pinto. Em nome dela, estendo minha homenagem a todos que labutaram dia e noite para que esse estabelecimento de ensino pudesse funcionar  mesmo quando faltou recursos para o seu real funcionamento. Cada professor que ao longo da história passaram pela Escola Almir Pinto, sintam-se  agraciados com essas palavras, que ficarão não só na memória, mas no rol da história. 





Escola Almir Pinto 1955.


Foto histórica da primeira turma de 1955.


Esquerda: Maria Ricardo Uchôa de Oliveira (Nanu), Jomacir. Lúcia Melo, Eugênia. Na Direita Iraci Costa, Dona Rosa (com sua filha no braço) e ... na Década de 1980.


 Anos de 2000.


Atualmente 2014/2015


Alunos que se destacaram em 2013.


Banda Marcial tocando no Jaguarão em 2014.


Professora aposentada Maria Ricardo Uchôa de Oliveira (Nanu) participando da festa de 60 anos da Escola Almir Pinto.


Alunos participando de aula de campo em Fortaleza - 2013.


Núcleo Gestor 2013 - 2016 com a escritora e ex-professora Ana maria do Nascimento.


Alunos visitam exposição em Fortaleza - 2013.


Concurso Literário "Trovadores" 


Posse do Grêmio Estudantil - 2013.


Estudantes participando de feiras de ciências - 2013.


Anexo do Almir Pinto em Jaguarão em 2013.


Alunos apresentação trabalho no anexo da escola Almir Pinto em Jaguarão - 2013.


Diretora da Escola Almir Pinto - Maria Meiryvan de Oliveira - Festa dos 60 anos da escola.


Funcionários da Escola Almir Pinto.



Professores e alunos participam da festa de 60 anos da escola Almir Pinto.


Alunos participando de uma palestra na Escola Almir Pinto - 2013.


Parte interna da escola Almir Pinto - 2014/2015.


Núcleo Gestor 2013 - 2016.


Alunos, professores, pais e sociedade participam da festa de 60 anos da Escola Almir Pinto - 2013.


Diretora - 2013.


Núcleo Gestor, Professores e Funcionários da Escola Almir Pinto - 2014.




Fontes:

Site da SEDUC / CE.
Site da 8º CREDE - Baturité / Ceará.
Dicionário Online.
MATOS, Rose Mary Santana. Aracoiaba, história em retalhos. Vol. I.  Fortaleza-Ceará. Ed. Premius. 2012. 
Fotos dos acervos de Artur Ricardo e do Facebook da Escola Almir Pinto. 


Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...