Estação de Aracoiaba/Ceará (Arraial Sta. Isabel) abandonada a mais de 70 anos
Parte interna da casa onde era a pensão da Zeze (Rua Santos Dummond - Aracoiaba/Ceará) vista por trás, completamente abandonada a mais de 20 anos.
Demolida em dezembro de 2009 a casa do "Sítio Alvorada"(próximo a prefeitura), casa essa, antiga e de um valor histórico de grande valia para o Município de Aracoiaba/Ceará.
Antiga quadrinha de esporte (na praça do Hospital de Aracoiaba/Ceará) demolida em janeiro de 2010 para construção do prédio do INSS.
Durante os últimos trinta anos o que se pode ver é um completo esquecimento por parte do poder público e privado de Aracoiaba no tocaste a nossa história. Os prédios que no passado deram orgulho a nossa cidade, hoje não passam de lembranças. Infelizmente, a história de nosso município basicamente se resumiu em brigas políticas, esquecendo todo um conjunto cultural (material e imaterial) de nossa identidade. É como se o povo aracoiabense não tivesse origem. "Um povo sem cultura é um povo sem história". Não há uma historiografia definida de Aracoiaba, só há fragmentos.
Vejamos essas fotos: a primeira fotografia mostra a estação ferroviária antiga do Bairro São José, completamente esquecida e abandonada; Não há uma preocupação em restaurar e transformá-lo num espaço cultural. Já a segunda, mostra claramente o descaso com a casa do chefe da estação também no Bairro São José, que poderia ganhar uma atenção maior, com a preservação e restauração com o objetivo de transformá-lo em uma casa para os escritores de Aracoiaba.
É papel nosso como filho presente e ausente conservar a história, que por muito tempo sofreu monopólios por partes de alguns.
Mais é tempo de ver o sol, de reescrever as páginas esquecidas de nossa história e começar a escrever uma nova historiografia onde os esquecidos saiam de trás da cortina do esquecimento e entre no palco da história.
TEXTO DE: Artur Ricardo - Historiador.
Um comentário:
É incrivel o descaso do poder público com a nossa história!
Aqui no Rio de Janeiro as casas são tombadas pelo patrimônio histórico, conservando assim a arquitetura de uma época que não volta mais.
Abraços!
Postar um comentário