sábado, 2 de janeiro de 2010

FATOS QUE MARCARAM O DIA 02 DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA


QUEDA DE GRANADA: TERMINA A RECONQUISTA

 No dia 02 de janeiro de 1492 - Queda de Granada: A conquista de Granada marcou o fim da Reconquista, em que os Reis Católicos recuperaram todas as terras que os mouros ocupavam na Península Ibérica.





guerra da Cisplatina ou campanha da Cisplatina (espanholGuerra del Brasil) foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e a Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Na historiografia argentina é denominada como Guerra do Brasil ou Guerra Contra o Império do Brasil.
Foi o primeiro de quatro conflitos armados internacionais que o Brasil lutou pela supremacia sul-americana. Tendo o segundo sido a Guerra do Prata, o terceiro a Questão Uruguaiana e o último a Guerra do Paraguai. Juntas, integram o conjunto das Questões Platinas, na História das Relações Internacionais do Brasil.

 A União Soviética lança no espaço a primeira nave com destino à Lua.
Em 1959 a União Soviética havia dado início à "conquista da Lua" com o projeto Luna, que enviou várias naves ao nosso satélite natural. A Luna 1 foi a primeira nave a ir além da Lua e entrar em órbita do Sol; a Luna 2 foi o primeiro objeto construído pelo homem a alcançar o solo lunar; ainda em 1959 a Luna 3 foi a primeira sonda a fotografar a face oculta da Lua (a que nunca é vista da Terra); a Luna 9 fez o primeiro pouso suave na Lua e nos enviou imagens de TV de sua superfície; a Luna 10 entrou em órbita da Lua, tornando-se seu primeiro satélite artificial.

POSSE DE ULYSSES GUIMARÃES
Em 02 de janeiro de 1987, Ulysses Silveira Guimarães assumia a presidência da Assembléia Nacional Constituinte. Tornou-se presidente do PMDB em 1980 e sempre foi considerado um dos maiores representantes na busca pela democracia do Brasil.

O presidente egípcio Hosni Mubarak



Kamal Ganzouri primeiro-ministro do Egito 


No dia 02 de janeiro de 1996 - O presidente egípcio Hosni Mubarak escolhe Kamal Ganzouri como seu novo primeiro-ministro após a renuncia de Atef Sedki.


FONTES DE PESQUISA: WIKIPEDIA E TERRA.COM
FOTOS: ARQUIVOS DO GOOGLE  IMAGENS.

PESQUISA DE ARTUR RICARDO - HISTORIADOR.


Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...