sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DICA DE FILME: "O PATRIOTA".

Título: O Patriota (The Patriot)
Países de Produção: Estados Unidos
Direção: Roland Emmerich
Ano de produção: 2000
Duração: 165min. 
Distribuidor: Videolar

SINOPSE
Benjamin Martin é um pacato fazendeiro da Carolina do Sul no tempo das Treze Colônias. No passado, ele se destacara na guerra dos colonos ingleses contra os franceses aliados aos cherokees, mas, no presente, tudo o que ele quer é paz. Seus filhos pensam diferente: eles querem lutar ao lado das forças rebeldes que pretendem libertar as Treze Colônias do domínio britânico. Sem saída, Benjamim pega em armas novamente, agora ao lado de seu filho, e luta contra os britânicos.

COMENTÁRIOS
A Revolução Americana é um dos episódio da história que ocupa um lugar especial no imaginário das pessoas, dentro e fora dos Estados Unidos. Criou-se toda uma mitologia em torno da luta das Treze Colônias contra a metrópole. O Patriota, estrelando Mel Gibson, é um exemplo de ficção que contribui para reforçar e difundir essa visão.

Através do filme, ficamos sabendo muito sobre a versão preferida a respeito do nascimento dos Estados Unidos do que sobre a Revolução propriamente dita.
É bom ficarmos atentos porque há trechos que ilustram bem a vida social da época, aspectos que facilitam perceber a relativa autonomia das treze Colônias; o apoio da França aos rebeldes norte-americanos na luta contra os britânicos; a Declaração de Independência ter-se desdobrado em luta armada entre as Treze Colônias e a Metrópole; a importância dos negros na formação do país e a discriminação que sofreram.
Caros amigos blogueiros sugiro, que se assistam na versão legendada. A razão é simples: certas passagens são mais esclarecedoras quando há chance de se ouvir os diálogos no original. Por exemplo, em momento algum do filme os inimigos são chamados de "English", mas de "British" (britânicos). É bom lembrar que na época, a Inglaterra era o principal país da Grã-Bretanha, composta ainda pelos País de Gales e pela Escócia. Quando na legenda lemos "ingleses", os atores estão falando "red coats" (casacas-vermelhas). Apenas quando se procura atacar diretamente a figura do rei ou a sede da metrópole é que se fala em "England" (Inglaterra).
Como uma obra ficcional, sem nenhum compromisso com o que pode ter acontecido, O Patriota pode-se constituir em um ponto de partida para discussões sobre ufanismo, ideologia e nação.


Agora, não perca tempo vá agora mesmo numa locadora de vídeo e alugue esse filme para assistir  nesse final de semana para uma análise histórico e crítica dos fatos. BOM FILME!  


Adaptação de Artur Ricardo - Historiador e Foto do Google imagens.

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...