quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

FATOS QUE MARCARAM O DIA 14 DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA


14 de janeiro de 1784 - Os Estados Unidos ratificam um tratado de paz com a Inglaterra encerrando a Revolução norte-americana.

14 de janeiro de 1809 - Aliança entre Inglaterra e Espanha para lutar contra Napoleão, cujas tropas haviam invadido a Espanha.

14 de janeiro de 1852 - Promulgada nova Constituição na Fraça, que outorgou poder a Carlos Luis Bonaparte.

14 de janeiro de 1876 - O telefone é patenteado pelo seu inventor, Graham Bell.

14 de janeiro de 1898 - Morre Lewis Carroll, escritor inglês autor de Alice no País das Maravilhas

14 de janeiro de 1907 - Centenas de pessoas morrem quando um terremoto atinge Kingston, a capital da Jamaica. 

14 de janeiro de 1914 - A erupção do vulcão Strato, na ilha de Sakura, no Japão, provoca a morte de sete mil pessoas e destrói 13 mil casas.

14 de janeiro de 1952 – Iniciam-se os Jogos Olímpicos de Inverno em Oslo.

14 de janeiro de 1954 - A musa do cinema Marlyn Monroe casa-se com o jogador de beisebol Joe DiMaggio. A união dura apenas nove meses, pois ele era violento e muito ciumento.

Em 14 de janeiro de 1974, o general Ernesto Geisel é escolhido de forma indireta como presidente da república. Ele assumiria no dia 15 de março, enfrentando dificuldades econômicas e políticas que anunciavam o fim do Milagre Econômico e ameaçavam o Regime Militar. Em 1974, a inflação chegaria a 34,5%.

14 de janeiro de 1980 – Inicia-se o segundo mandato de Indira Gandhi como primeira-ministra da Índia.

14 de janeiro de 1990 - O programa de televisão Os Simpsons estréia no canal Fox nos Estados Unidos.

14 de janeiro de 2000 - Um tribunal da ONU sentencia cinco croatas a 25 anos de prisão pelo massacre de 103 muçulmanos num vilarejo na Bósnia em 1993.

14 de janeiro de 2001 – Jorge Sampaio  é reeleito Presidente da República Portuguesa.

14 de janeiro de 2010  - O Brasil ajudar o Haiti que foi arrasada por um terremoto de 7.3.

Vinte e cinco homens do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal embarcam nesta quinta-feira para Porto Príncipe, capital haitiana, para ajudar nos trabalhos de busca e salvamentos das vítimas do terremoto no Haiti. O grupo segue no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decola da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com 13 t de suprimentos para ajuda humanitária. Eles levam quatro cães farejadores e mantimentos para permaneceram no país por 20 dias.
"Estamos levando material de resgate para quatro equipes. Vinte bombeiros são especializados em salvamentos em estruturas colapsadas e os outros cinco em resgate de pessoas com cães farejadores", afirmou o tenente-coronel Rogério Ribeiro Alvarenga.
Segundo Alvarenga, os bombeiros brasilienses estão acostumados a atender "ocorrências pontuais" e chegarão "em um cenário diferente". Para o tenente-coronel, entretanto, a técnica e a forma de se fazer o resgate são as mesmas.
Terremoto
Um terremoto de magnitude 7.3 na escala Richter atingiu o Haiti nessa terça-feira, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. No entanto, devido à precariedade dos serviços básicos do país, ainda não há estimativas sobre o número de vítimas fatais nem de feridos. O Haiti é o país mais pobre do continente americano.
FONTES: Wikipedia e Terra.com. FOTOS: Google imagens e Terra.com. PESQUISADOR: Artur Ricardo - Historiador.


Um comentário:

SEBASTIÃO LUIZ RM disse...

Curti isso! Bem na data de meu nascimento. Bem legal!

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...