sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Completo abandono do Patrimônio Histórico de Aracoiaba.

















               Durante os últimos trinta anos o que se pode ver é um completo esquecimento por parte do poder público e privado de Aracoiaba no tocaste a  nossa história. Os prédios que no passado deram orgulho a nossa cidade, hoje não passam de lembranças. Infelizmente, a história de nosso município basicamente se resumiu em brigas políticas, esquecendo todo um conjunto cultural (material e imaterial) de nossa identidade. É como se o povo aracoiabense não tivesse origem. "Um povo sem cultura é um povo sem história". Não há uma historiografia definida de Aracoiaba, só há fragmentos.
             Vejamos essas fotos: a primeira fotografia mostra a estação ferroviária antiga do Bairro São José, completamente esquecida e abandonada; Não há uma preocupação em restaurar e transformá-lo num espaço cultural. Já a segunda, mostra claramente o descaso com a casa do chefe da estação também no Bairro São José, que poderia ganhar uma atenção maior, com a preservação e restauração com o objetivo de transformá-lo em uma casa para os escritores de Aracoiaba. 
           É papel nosso como filho presente e ausente conservar a história, que por muito tempo sofreu monopólios por partes de alguns.
             Mais é tempo de ver o sol, de reescrever as páginas esquecidas de nossa história e começar a escrever uma nova historiografia onde os esquecidos saiam de trás da cortina do esquecimento e entre no palco da história.


Artur Ricardo
04.12.2009 às 18h:45min.

16 comentários:

JOSENI LIMA disse...

Pensamentos
Atente para o que diz.
A sua palavra edifica, eleva e agrada.
Mas também destrói, rebaixa e machuca.
O que sai de sua boca é força criadora.
A palavra proferida passa a produzir efeitos.
Não há como fazê-la retornar.
Por isso, cuide-se no falar. Evite excessos.
Regre-se pela verdade e sensatez.
Regule o tom de voz.
Não fale alto, nem seja rude.
Transmita paz, certeza, carinho, alegria.
Tudo o que você fala é ouvido por Deus

PARABÉNS PARCEIRO!!
CHEGUEI PRA TE DAR OS PARABÉNS!!

QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE!!

museumunicipaldearacoiaba disse...

MUITO BOM O SEU TRABALHO ARTUR. PORÉM, É IMPORTANTE RECONHECER, QUE TEMOS O APOIO DA PREFEITA, POIS SEM O AVAL DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, DR. SALOMÃO NÃO TERIA DEIXADO TÃO BEM ENCAMINHADO NOSSO MUSEU HISTÓRICO, PROJETADO POR ELE NO ANO DO CENTENÁRIO DE ARACOIABA E QUE ATÉ ENTÃO NÃO TINHA SIDO TOMADA NENHUMA PROVIDENCIA. SUA PARTICIPAÇÃO ARTUR E DE TODOS OS QUE ESTÃO FAZENDO ESSA EQUIPE DE INTERESSADOS NA HISTÓRIA DE ARACOIABA, COM CERTEZA AJUDARÁ A "Escrever uma nova historiografia onde os esquecidos saiam de trás da cortina do esquecimento e entre no palco da história". Parabéns.
De: Rose

ARTUR RICARDO disse...

Desde de já agradeço todos os comentários postados nesse Blog. Lembrando que o texto sofreu modificações para melhor compreensão dos blogueiros de plantão.

ARTUR RICARDO disse...

Rose, aqui não estou falando especificamente na prefeita em si, mais todos nós que fazemos a cidade de Aracoiaba. Realmente a atual gestão tem buscado recuperar essa memória mais isso não é um problema de agora, são décadas de desprezo desse patrimônio. É louvável a criação do museu, sim. Mas não basta somente isso, é preciso nós, aracoiabense reconhecermos na preservação de nossa identidade. Esse descaso não é somente de uma gestão , mas de várias que ao longo desse período nada fez pelo caso.

ARTUR RICARDO disse...

Gostaríamos de parabenizar as pessoas que fizeram do Museu de Aracoiaba uma realidade.
1º Dr. Salomão Alves de Mora Brasil - Idealizador do projeto;
2º Todos os vereadores que votaram sim ao projeto de lei de criação do museu;
3º Dra. Marilene Campelo Nogueira(Prefeita) - Que sancionou a lei de criação do museu, tornando realidade esse sonho;
4º E por último, todos os aracoiabense que ganharam um espaço de memória e cultura.

Unknown disse...

Belo trabalho! Parabéns!!
ótimo meeesmo!

^^

lanes disse...

O grande Mario Quintana já dizia com muita propriedade que o passado não reconhece o seu lugar, está sempre presente, e vendo a tua luta pelo resgate da memoria historica da tua terra me comove meu camarada, parabéns e meu incentivo que vc não pare nunca, algum dia o reconhecimento público virá. Lá na minha cidade ainda tamos na luta pela criação do nosso museu, particularmente guardo peças indigenas há mais de 30 anos, machados e pilão de pedra e outras curiosidades na esperança de um dia ve-las expostas aos conterraneos. Um gde abraço e teu blog começou mto bem espero que te apoiem. Tchau.

Luiz Henrique disse...

Excelente trabalho! Iniciativas como estas resultam e maiores esclarecimentos e posições de fato alternativas aos discursos políticos dominantes da nossa sociedade.

La vie...Talita Nogueira disse...

Artur,

seu blog está muito bom..
espero que todos possam ver este seu trabalho!

Parabéns ..
E já estou esperando as suas atualizações.!

Continue assim.!

Beijos'

by: Talita Nogueira

JOSENI LIMA disse...

Eu simplesmente adorei!!

Não vou cansar de te elogiar!!

Estarei sempre aqui te acompanhando!!

Quem se interessava por Aracoiaba em matéria de internet???

Espero respostas!!

Hoje ARACOIABA é conhecida no mundo todo.

Está até no www.twitter.com/josenidelima e em outros...

Lusmar Paz Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lusmar Paz Leite disse...

Artur,
Quero parabenizá-lo pelas matérias postadas em seu novo blog.Estão ótimas!Merecem aplausos!!!
Meu irmão,sua inteligência,suas habilidades ,suas criatividades e seu espírito crítico, carregado de responsabilidade e bom senso, tudo isso conquistará a atenção dos leitores e o ingresso rápido e fácil dos seus seguidores.
De fato, comungo com você ao observar o esquecimento(... )aos nossos prédios antigos
que falam da nossa história.Nossa riqueza histórica(...)está abandonada!!! E este abandono não é de agora; é antiquíssimo! O "Patrimônio Histórico de Aracoiaba", está agonizando na UTI da ingratidão... Portanto, meu amigo, vá em frente com seu espírito crítico, com seu grito por justiça à nossa cidade e ao nosso povo. Aracoiaba é a nossa mãe terra! E nós, os filhos, precisamos amá-la e cuidá-la com o carinho que ela merece.
Você é o João Batista, não da Bíblia, mas o João Batista que clama por justiça para que o nosso patrimônio público não permaneça no deserto do esquecimento. Valeu, amigo!
Vá em frente! Parabéns!!!

Obs.: Artur, posso publicar esse meu depoimento no meu blog?

ARTUR RICARDO disse...

Sim. Publique não só em seu blog mais em todos os meios de comunicação que desejar, esse grito precisa ecoar em todos os cantos para que possa conscientizar as pessoas na importância da preservação da memória.

museumunicipaldearacoiaba disse...

MUITO BOM ARTUR. VC TEM SE REVELADO DO LADO DA JUVENTUDE COMPROMETIDA DE NOSSO MUNICÍPIO. É VERDADE, O MUSEU ESTÁ CRIADO, MAS É NECESSÁRIO ENRIQUECÊ-LO COM DADOS, MEMÓRIAS E CONSTANTES ATUALIZAÇÕES. JUNTOS, PODEMOS FAZER UM EXCELENTE TRABALHO. PARABÉNS. O RECONHECIMENTO DE SEU BRILHANTE TRABALHO, PELO MUSEU E PELA SUPERINTENDÊNCIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARACOIABA, POR ROSE MARY

Unknown disse...

Olá,

É realmente um descaso o que é mostrado nas imagens!
E está muito pior, pois a casa do chefe da estação (meu avô) está TOTALMENTE demolida. Tantas lembranças e recordações vividas que ficarão apenas na lembrança, pois não tenho mais como vê-la e lembrar da minha infância e do quanto significava a estação ferroviária e a casa para o meu avô, um homem de caráter que trabalhou a vida inteira na estação.
O patrimônico histórico de uma cidade deveria primordialmente ser conservado, pois são desses monumentos, casas... que nos remete ao passado a lembraça de como foi a cidade um dia, de como ela foi construída e as pessoas que fizeran da cidade de Aracoiaba o que ela é hoje.

Lamento muito em vê-la demolida.

Z3VIEW disse...

É isso aí Artur! Tenho lutado contra o descaso das autoridades dos "MEUS" municípios Aparecida e Guaratinguetá.
Seu o quanto é difícil... mas não vamos desistir.
ABÇ

Zé Carlos

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...