quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

REDENÇÃO: A PRIMEIRA CIDADE DO BRASIL A LIBERTAR OS ESCRAVOS EM 1883.





Redenção é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se a uma altitude de 88 metros acima do nível do mar e a 55 kms de distância de Fortaleza.
município recebe esse nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos.
Sua população estimada em 2004 era de 26 140 habitantes.

Etimologia

O nome Redenção vem do fato de que esta vila(antiga vila do Acarape - Acarás em Tupi = lugar de peixes) foi o primeiro município do Brasil a libertar os escravos.

História

A região dos sopés do Maciço de Baturité e ao redor das margens do Rio Acarape/Rio Pacoti eram habitada por diversas etnias como os PotyguaraJenipapoKanyndé, Choró e Quesito, recebeu apartir do século XVII diversas expedições militares e religiosas. Com a implementação da pecuária no Ceará no século XVII, nas terras de Redenção também foram benficiadas com a agricultura da cana-de-açucar. A partir do séuclo XIX, engenhosde Redenção teve como mão de obra escravos africanos, desta forma senzalas epelourinhos vinheram a fazer parte do modelo urbano.
O povoado que deu origem a vila foi uma distrito policial criando em 1842 e depois desmembrado de Baturité em 1868 com o nome de "Acarape". No ano de 1871 foi criada a Câmara Municipal da cidade.[5]
Em 1882 é criada a "Sociedade Redentora Acarapense". Em 1 de janeiro de 1883, chegavam à então Vila Acarape, abolicionistas como Liberato BarrosoAntônio Tibúrcio,Justiniano de SerpaJosé do Patrocínio e João Cordeiro, com a finalidade de assistirem a alforria de 116 escravos do lugarejo. A partir daquele ato, em frente à igreja matriz local, não haveria mais escravos ali, ganhando a vila o nome de Redenção, pioneira em libertar seus escravos no País.
Em reconhecimento ao fato de ter sido a primeira cidade do Brasil a abolir a escravidão, Redenção será sede da Universidade Federal de Integração Luso-Afrobrasileira a partir de 2010.

Política

A administração municipal localiza-se na sede: Redenção.

Subdivisão

O município tem 4 distritos: Redenção(sede), Antônio Diogo, Guassi e São Geraldo.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1.097 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.




Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são: Rio Acarape/Rio Pacoti e outros riachos, Açude Acarape do Meio,Adutora do Acarape e outras 3 adutoras e 52 poços.

Relevo e solos

Maciços residuais e depressõe sertanejas. As principais elevações são:

Vegetação

Caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia e Mata Ciliar.


Econômia

O município tem a base de sua economia no mercado e plantio de bananas, principalmente nas serras que o rodeiam, já que faz parte doMaciço de Baturité: bem como a plantação da cana-de-açucar, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola. Indústrias: 21. Em suas terras foram registradas ocorrências de Calcário (calcita), Vermiculita e Talco.

Turismo

O turismo é também uma fonte de rendad devido aos diversos pontos turísticos, dentre eles:

Cultura

Os principais eventos são:
  • Festa da Padreoria: Nossa Senhora da Conceição(dezembro),
  • Festa de São Sebastião (janeiro),
  • Festa de São José (19/março),
  • Festa de Santa Rita (setembro),
  • Missa de São Gerardo, na Capela do Acarape do Meio(terçeiro sábado de outubro),
  • Fest Rock no distrito de Antonio Diogo(dezembro),
  • Dia do Município (28/dezembro),
  • Campeonato Esportivo do Maciço de Baturité.
Outras atividades culturais de Redenção são organizadas pelo Grupo Folclórico 25 de Março e a Banda de Música Dr. José Alberto Mendonça de Sousa.


Notas e Referências

  1. ↑ 1,0 1,1 Divisão Territorial do BrasilDivisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2.  Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3.  Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do BrasilAtlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ↑ 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ↑ 5,0 5,1 5,2 http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/redencao.pdf
  6.  Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ottawa. 1974
  7.  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
  8.  Instituto nacional de Pesquisa espacial - INPE.






FONTE DE PESQUISA http://pt.wikipedia.org/wiki/Redenção_(Ceará) DE ARTUR RICARDO (Historiador e Estudante de Especialização em História do Brasil - INTA/Fortaleza-CE.



  

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...