Redenção é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se a uma altitude de 88 metros acima do nível do mar e a 55 kms de distância de Fortaleza.
O município recebe esse nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos.
Sua população estimada em 2004 era de 26 140 habitantes.
Etimologia
O nome Redenção vem do fato de que esta vila(antiga vila do Acarape - Acarás em Tupi = lugar de peixes) foi o primeiro município do Brasil a libertar os escravos.
História
A região dos sopés do Maciço de Baturité e ao redor das margens do Rio Acarape/Rio Pacoti eram habitada por diversas etnias como os Potyguara, Jenipapo, Kanyndé, Choró e Quesito, recebeu apartir do século XVII diversas expedições militares e religiosas. Com a implementação da pecuária no Ceará no século XVII, nas terras de Redenção também foram benficiadas com a agricultura da cana-de-açucar. A partir do séuclo XIX, engenhosde Redenção teve como mão de obra escravos africanos, desta forma senzalas epelourinhos vinheram a fazer parte do modelo urbano.
O povoado que deu origem a vila foi uma distrito policial criando em 1842 e depois desmembrado de Baturité em 1868 com o nome de "Acarape". No ano de 1871 foi criada a Câmara Municipal da cidade.[5]
Em 1882 é criada a "Sociedade Redentora Acarapense". Em 1 de janeiro de 1883, chegavam à então Vila Acarape, abolicionistas como Liberato Barroso, Antônio Tibúrcio,Justiniano de Serpa, José do Patrocínio e João Cordeiro, com a finalidade de assistirem a alforria de 116 escravos do lugarejo. A partir daquele ato, em frente à igreja matriz local, não haveria mais escravos ali, ganhando a vila o nome de Redenção, pioneira em libertar seus escravos no País.
Em reconhecimento ao fato de ter sido a primeira cidade do Brasil a abolir a escravidão, Redenção será sede da Universidade Federal de Integração Luso-Afrobrasileira a partir de 2010.
Política
A administração municipal localiza-se na sede: Redenção.
Subdivisão
O município tem 4 distritos: Redenção(sede), Antônio Diogo, Guassi e São Geraldo.
Geografia
Clima
Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1.097 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são: Rio Acarape/Rio Pacoti e outros riachos, Açude Acarape do Meio,Adutora do Acarape e outras 3 adutoras e 52 poços.
Relevo e solos
Maciços residuais e depressõe sertanejas. As principais elevações são:
Vegetação
Caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia e Mata Ciliar.
Econômia
O município tem a base de sua economia no mercado e plantio de bananas, principalmente nas serras que o rodeiam, já que faz parte doMaciço de Baturité: bem como a plantação da cana-de-açucar, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola. Indústrias: 21. Em suas terras foram registradas ocorrências de Calcário (calcita), Vermiculita e Talco.
Turismo
O turismo é também uma fonte de rendad devido aos diversos pontos turísticos, dentre eles:
- A arquitetura e patrimônios históricos da sede do minucípio, como igrejas,
- Museu Senzala Negro Liberto,
- Açude Acarape do Meio
- Balneários: cachoeira de Paracupeba e Lages
- Horto Botânico
- Os arredores da sede do município com belas paísagens naturais, casas da época colonial, com senzalas, pelourinhos, e engenhos de cana-de-açucar.
Cultura
Os principais eventos são:
- Festa da Padreoria: Nossa Senhora da Conceição(dezembro),
- Festa de São Sebastião (janeiro),
- Festa de São José (19/março),
- Festa de Santa Rita (setembro),
- Missa de São Gerardo, na Capela do Acarape do Meio(terçeiro sábado de outubro),
- Fest Rock no distrito de Antonio Diogo(dezembro),
- Dia do Município (28/dezembro),
- Campeonato Esportivo do Maciço de Baturité.
Outras atividades culturais de Redenção são organizadas pelo Grupo Folclórico 25 de Março e a Banda de Música Dr. José Alberto Mendonça de Sousa.
Notas e Referências
- ↑ 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
- ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ 5,0 5,1 5,2 http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/redencao.pdf
- ↑ Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ottawa. 1974
- ↑ Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
- ↑ Instituto nacional de Pesquisa espacial - INPE.
FONTE DE PESQUISA http://pt.wikipedia.org/wiki/Redenção_(Ceará) DE ARTUR RICARDO (Historiador e Estudante de Especialização em História do Brasil - INTA/Fortaleza-CE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário