quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

VENHA PARTICIPAR DA 7ª SEMANA DAS ÁGUAS DE ARACOIABA/CEARÁ

FLOR DO MANDACARU
Boletim Informativo da 7ª Semana das Águas de Aracoiaba    Ano I Nº 1   Aracoiaba Fev.  2010

Desde o ano de 2004 que acontece na Cidade de Aracoiaba interior do Ceará, no mês de março, a Semana das Águas, como gesto concreto com a CF 2004 “Água Fonte de Vida”. Com o objetivo de refletir a realidade da água dentro de quatro dimensões: água sagrada, criada por Deus para ser fonte de vida pra todos os seres; luta das comunidades por água para beber; luta por água para produzir; formação de uma consciência ambiental e preservacionista, cuidados com as águas. Em 2010, com o tema: “Água: Riqueza de valor, mas não é mercadoria”, numa alusão ao tema da CF 2010 (Economia e Vida), a Equipe que organiza a Semana das Águas, está ousando e pretende seguir o curso das águas, transpondo os limites de Aracoiaba, já que existe na região o maior manancial, que envolve pelo menos sete municípios do Maciço de Baturité, que é o Rio Aracoiaba. Por isso a programação em 2010 pretende atingir a todos esses municípios que de alguma forma estão ligadas à Micro-bacia do Rio Aracoiaba, já que o rio é barrado pelo açude de mesmo nome e que abastece com água, várias cidades da região, além de Fortaleza e Região Metropolitana.
Para garantir uma estrutura mínima que garanta a infra estrutura da semana das águas, a equipe tem feito campanhas de doações financeiras ou de materiais. Já que a ação contempla uma programação bastante ampla, com uma semana inteira de atividades. Todas as pessoas e instituições envolvidas com a articulação da Semana das Águas são pobres e sem condições de assumir todas as despesas e somente foi possível garantir a continuidade deste trabalho até aqui, graças ao apoio solidário de instituições e pessoas amigas. A maior dificuldade tem sido a divulgação. Por isso a importância deste informativo.
A cada ano, vem aumentando a quantidade de pessoas e organizações que aderem a este movimento, que ganha espaço e se solidifica como sendo uma ação concreta de ação ambiental e cidadã, de promoção da cidadania e de defesa do meio ambiente em todo o Território do Maciço de Baturité. O mote principal da Semana este ano é a denuncia da “Morte do Rio Aracoiaba”. Um rio de águas puras e cristalinas, que brotam do seio da serra nas diversas cidades serranas do Maciço de Baturité, mas que desce recebendo esgotos, lixos, agrotóxicos, desmatamento, queimadas e tantos outros tipos de agressões, que resultam na sua morte eminente. Muitas espécies de peixes, plantas, aves e animais que viviam em torno do rio, estão em processo de extinção ou desapareceram. Como o rio é fonte de abastecimento d’água para o consumo humano de várias cidades da região e ainda alimenta o complexo de abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, a Comissão que organiza a Semana chama a atenção de toda a população, para os riscos de consumir esta água confiando apenas no tratamento da CAGECE.


Foto de Cisterna de Placas em CarnaubasOutra vertente da Semana das Águas é a celebração da conquista da água. Seja água encanada pela CAGECE, seja da cisterna de placas, da bomba popular, da mandala... Já foram construídas mais de 1.000 cisternas de placas só em Aracoiaba. A Região de Umarizeiro, em Aracoiaba, está celebrando a conquista de 23 Cisternas Calçadão e uma Barragem Subterrânea.  Implementações que fazem parte das políticas de convivência com o Semi-árido, organizadas em nível nacional pela ASA (Articulação no Semi-Árido), que em nossa Região atuam por meio da Cáritas, Obra Kolping, ESPLAR, OBAS... que são nossos representantes do Fórum Cearense Pela Vida no Semi-Árido. Estamos celebrando também, os 10 anos de Fundação da ASA, uma articulação que congrega mais de 750 organizações do povo do Nordeste Brasileiro, da qual a Comissão Municipal de Convivência com o Semi-Árido de Aracoiaba faz parte.
Cada Comunidade, Escola, Bairro, Paróquia, Grupo de Jovens, Instituição... da Região é convidada a se preparar para participar da Semana das Águas. Os eventos pontuais (previstos na programação), serão assumidos pela Comunidade local. Mas na programação também aparecem alguns eventos que são de amplitude Regional, como o Seminário das Águas, dia 16 de março em Aracoiaba, com a presença dos órgãos do Estado responsáveis pelas políticas públicas relacionadas à água no Ceará (COGERH, SOHIDRA, CAGECE, SRH, IBAMA, SEMACE, Comitê da Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana,  Comissão Gestora do Açude Aracoiaba), além das autoridades da Região, as lideranças e a população de modo geral, no qual serão debatidos e encaminhados assuntos de interesse de todo a Região do Maciço de Baturité, relacionadas a água.
E o evento principal, será a 4ª Romaria das Águas, no dia 21 de março às margens do Açude Tijuquinha, no Bairro dos Jesuítas em Baturité. Um momento de encontrar todas as pessoas da Região, para refletir sobre a realidade da água, denunciar as injustiças relacionadas ao meio ambiente, dar um abraço simbólico no Rio Aracoiaba, reencontrar/fazer amigos e celebrar ao Deus da Vida e da Água, pelas tantas maravilhas que ele nos proporciona. Será o dia todo e começando com um momento de oração na beira do Açude Tijuquinha, seguida de uma caminhada até a Quadra de Esporte do Convento dos Jesuítas, onde acontecerá uma Celebração Ecumênica, palestras, debates, show com os artistas da terra, forró pé de serra e muito mais. Na Romaria, cada pessoa leva seu farnel com o lanche e o almoço para partilhar no Almoço  Comunitário. O transporte, também deve ser providenciado com antecedência. Recomendamos que procurem o poder público de sua cidade e busque parcerias para adquirir o transporte. A Equipe não tem como garantir o transporte, pois sai muito caro. As Comunidades mais próximas do Bairro dos Jesuítas podem até ir a pé.

Veja toda a programação e procure participar e animar a sua Comunidade/Região a também fazer parte deste importante mutirão de consciência e compromisso ambiental, em defesa da água e da vida.
Dia 13/03 sábado:
08:00 às 17:00  hs- Visitação nas nascentes do Rio Aracoiaba em Guramiranga
Dia 14/03 domingo:
08:00 às 17:00 hs – Festa das Cisternas de Placas na Região de Umarizeiro - Aracoiaba
Dia 15/03 segunda – feria: 
08:00 hs - Reunião com autoridades e lideranças da Serra, na cidade de Mulungu
15:00 hs - Reunião das famílias ribeirinhas do Rio Aracoiaba em  de Baturité  no  Coió                                                                                                                                                                
19:00 hs - Audiência Pública  na Câmara Municipal de Baturité
Dia 16/03 terça – feira: 
08:00 hs às 16:00 hs - Seminário Regional das Águas  - Salão Paroquial de Aracoiaba
Dia 17/03 quarta – feira:
07:00 hs - Limpeza Simbólica do Açude Aracoiaba - Comunidade do Encosta de  Cima
09:00 hs - Audiência Publica na Câmara Municipal de Aracoiaba (a confirmar)
13:00 hs - Visita a Escola de Ensino Médio de Jaguarão
Dia 18/03 quinta – feira:
07:00 às 22:00 - Visitas  Escolas SEJA Donaninha e Liceu Domingos Sávio em Baturité
Dia 19/03 sexta – feira (Dia de São José):
05:00 hs – Café Comunitário e abraço no Açude de Ideal
Festejos de São José: em Capivara, Furnas, Cadeia, Bairro São José, Encosta de Cima,  Mororó, Parque Centenário, Carões Castelos, Manga Açudinho, Susto.                                
Dia 20/03 sábado:                                                                                                        
08:00 - Encontro das famílias atingidas pelo Açude Aracoiaba, em Lagoa Dantas
Dia 21/03 domingo:
Cartaz Oficial da 7ª Semana das Águas08:00 às 16:00 hs – 4ª Romaria das Águas -  Açude Tijuquinha - Jesuítas Baturité                                                                                                                                                                                                                                                   
Dia 22/03 segunda – feira (Dia Mundial da Água):
O dia todo - Participação nos programas das Rádios da Região  e  Visitas a Escola Almir Pinto e Escolas da Rede Municipal da Sede do Município de  Aracoiaba, com exibição do documentário que denuncia a morte do Ria Aracoiaba e distribuição de mudas de plantas nativas.
Dias 10 e 11  de julho  - sábado e domingo:
Iº Encontro dos Atingidos pelas Barragens do Maciço de Baturité - Agrovila  Aracoiaba (ainda em preparação).

Para maiores informações, fale com o pessoal da Comissão: 3337 1388 / 99370969 / silvanarlutador@yahoo.com.br

Realização:                                                                                        
Comissão Municipal de Convivência com o Semi-Árido de Aracoiaba  
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aracoiaba
Associação do Desenvolvimento Comunitário de Lagoa de São João
Comissão Gestora do Açude Aracoiaba



Postar um comentário

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...