domingo, 14 de fevereiro de 2010

Linha do Tempo: Cinco séculos de Carnaval carioca

Criado para aliviar as tensões antes do período cristão da quaresma, o Carnaval surgiu na Idade Média, embora festas de excessos existissem desde a Antiguidade. O nome vem de carnelevarium –?“adeus à carne” em latim. Da Europa para o mundo, em nenhum lugar?a festa foi tão difundida e modificada como no Brasil, onde o povo teve participação ativa. No Rio de Janeiro, isso foi ainda mais intenso.
Século 16 - LUTA NA LAMA
O primeiro Carnaval foi o entrudo, em que se faziam brincadeiras com lama, cinzas, farinha e fezes. Condenado em 1841, durou até o século 20, coexistindo com bailes e blocos. ?
1835 - CAEM AS MÁSCARAS
São realizados os primeiros bailes de máscaras no Rio de Janeiro. Inspirados nas festas parisienses, eles surgiram como desejo da elite por uma diversão sofisticada, em vez das brincadeiras grosseiras do entrudo.
1851 - PRIMEIRA ASSOCIAÇãO
Fundação do Congresso das Sumidades Carnavalescas, primeira sociedade carnavalesca do Rio. Inicialmente criadas para promover bailes, as sociedades passaram a organizar desfiles de mascarados e se tornaram o grande fenômeno do Carnaval no século 19.
1886 - DENTRO DA CORDA
É fundado o Cordão Estrela da Aurora, o primeiro registro dessas associações. Os cordões eram uma alternativa popular e barata às sociedades. Com batuques africanos, eram temidos devido à presença de capoeiristas.
1916 - MALANDRAGEM
Nasce o samba, na casa de Tia Ciata, a baiana mais famosa do início do século 20. Na antiga praça Onze, o local era ponto de encontro de compositores. Donga, freqüentador da casa, grava Pelo Telefone, primeiro registro existente do samba. ?
1928 - ESCOLA DO SAMBA
A Deixa Falar, primeira escola de samba, é fundada. O termo surgiu por causa da proximidade da sede da Deixa Falar com a Escola Normal, onde se formam os professores. O sambista e fundador da Deixa Falar Ismael Silva disse que ali se formariam os grandes professores do samba.
1932 - ESTAÇÃO PRIMEIRA
Primeiro concurso oficial das escolas de samba. A vencedora é a Mangueira, fundada em 1928. Angenor de Oliveira, 19 anos, foi o responsável pelo nome, cores e organização da escola. Seu apelido: Cartola.
1965 - ZONA SUL
É realizado o primeiro desfile da Banda de Ipanema, criada pelo agitador cultural Albino Pinheiro e pela turma do jornal O Pasquim – entre eles os cartunistas Jaguar e Ziraldo. Os desfiles da banda eram um símbolo de irreverência e protesto nos primeiros anos da ditadura militar.
1976 - É O BICHO
Primeira vez em que uma escola de samba considerada menor ganha o concurso. Sob o comando de Joãosinho Trinta, a Beija-Flor encantou o público com alegorias luxuosas e enormes. O enredo Sonhar com Rei Dá Leão foi uma homenagem ao jogo do bicho.
1984 - NA SAPUCAÍ
Inauguração do sambódromo e criação da Liga Independente. É o início da fase profissional da festa. A transmissão dos desfiles passa a ser cobrada.
 (Texto de Thiago Cid - citado na Revista Aventuras da História e no Portal http://historia.abril.com.br/cultura/carnaval-evolucao-nota-10-435880.shtml e as fotos foram do Google imagens).

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...