quarta-feira, 24 de junho de 2015

Aprenda a fazer resumos para o Enem.



Olá estudantes!

Dos vários modos e técnicas para estudar, não só para o Enem, como também para qualquer grande prova, uma delas é o conhecido resumo. Só que aí vem a pergunta: você sabe fazer um bom resumo?
Se a resposta foi não, não se preocupe. Disponibilizamos aqui algumas dicas de como fazer um resumo de qualidade. Você poderá estudar melhor e já vai para faculdade com uma boa técnica. É fácil e simples. É só saber fazer. Olha só:

1- Gramática
Sempre releia seu texto, assim você vai conseguir identificar os erros, se há concordância, se tem palavra escrita errada etc. A melhor dica é reler o texto em voz alta, vai ficar mais fácil para você identificar os erros.
2- Dados do material resumido
Colocar no resumo dados como: nome do autor e título é muito importante, pois são informações básicas a respeito do material. Além disso, vai dar credibilidade ao seu resumo. Em algumas situações, é indicado colocar até o nome da editora, ano de publicação e o gênero da obra.

3- Apresentar as ideias principais
Fazer um bom resumo não é copiar as frases mais importantes, é argumentar, justificar e fazer conclusões. E, para isso, a forma é usar conectivos ou organizadores textuais, que, em português indicam: contraste de ideias, conclusões e ideias.

4- Citar o autor do texto resumido
É sempre muito importante você citar o autor do material que você está resumindo, pois, em alguns casos, se você não fizer essa referência, seu texto pode ser considerado plágio.

5- Referências a debates
Quando for usar em seus textos referência sobre os questionamentos, debates e explicações do autor use verbos como: definir, classificar, enumerar, argumentar, incitar, levar a, abordar, enfatizar e ressaltar.

O que não deve ter em seu resumo
  1. Não deve aparecer no resumo seus comentários pessoais misturados com os dados do texto.
  1. Seu resumo precisa mostrar para o leitor a ideia central da obra original. Evite termos complexos demais que dificultem o entendimento do leitor.
  1. Nunca faça transcrição dos trechos originais, pois seu resumo pode ser acusado de plágio.
Como saber se o seu resumo está bom
1- Seu resumo está apresentando de maneira correta as informações básicas como: nome do autor original e título da obra resumida?
2- Ele está de acordo com o objetivo da proposta?
3- As informações que constam no texto são as mais relevantes?
Seguindo essas dicas, seu resumo vai fazer inveja na sala de aula.

Bons estudos.

Fonte: Canal de Ensino

Postar um comentário

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...