Segundo Renan França, o número é o dobro do que era estiado, o estudo feito pela Universidade de Emory, sediada em Atlanta, nos Estados Unidos faz esse levantamento contrariando pesquisas anteriores.
Aproveite pra conhecer mais sobre o assunto, o trabalho se encontra hospedado no site http://slavevoyages.org/tast/index.faces e ganhará, dentro de algumas semanas, tradução para o português pela Casa de Rui Barbosa, em Botafogo no Rio de Janeiro.
Ruínas do local que funcionou como principal ponto de desembarque de escravos no Rio: grande fluxo de navios negreiros entre 1758 e 1831 e períodos de menor atividade foram checados pela Universidade de Emory - Agência O Globo / Márcia Foletto.
A tela de Jean-Baptiste Debret retrata escravos e soldados na região da Praça Quinze, uma das mais movimentadas - Divulgação/Museu Chácara do Céu / reprodução.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/pesquisa-americana-indica-que-rio-recebeu-2-milhoes-de-escravos-africanos-15784551#ixzz3X0GKWB1O
.
Fonte: O Globo.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário