quarta-feira, 31 de maio de 2017

Dez cidades para visitar nas férias e aprender História do Brasil

A viagem de férias pode ser uma grande oportunidade para estudar a História do Brasil. Mostramos para você dez cidades que são excelentes opções!

É bem verdade que não há instrumento melhor para promover o aprendizado do que os livros, mas existem ferramentas que podem auxiliar os estudantes. Filmes, debates, laboratórios e aulas de campo podem ajudar bastante na relação entre professor e aluno.
Outra possibilidade é a busca por conhecimento durante as férias, seja na sua cidade, seja em um roteiro de viagem programado. As grandes cidades brasileiras contam com atrações turísticas que ajudam a conhecer a história da região e do país.
Se a intenção é aproveitar a folga para realizar uma viagem, vale a pena conferir as atrações culturais que a cidade de destino oferece. Para ajudar, a Academia Virtual de História em parceria com o Mundo Educação listou dez cidades que ajudam a contar a história do Brasil.
1. Porto Seguro - Bahia
Localizado no litoral sul do estado Bahia, o município de Porto Seguro é considerado o marco do Descobrimento do Brasil, pois foi lá que, no ano de 1500, os portugueses aportaram pela primeira vez no continente sul-americano. Além da exuberante beleza das praias, a cidade conta ainda com algumas construções históricas que datam do século XVI. O Monte Pascoal também revela muita história, pois foi ele o primeiro sinal de terra avistado pelos portugueses.
2. Salvador
Também localizada no litoral baiano, a cidade São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a atual Salvador, já foi capital do país durante o período em que o Brasil era colônia de Portugal. O Pelourinho, o Farol da Barra e a Igreja do Senhor do Bonfim revelam as belezas da história da capital baiana e do país. Salvador conta também com diversas praias e patrimônios naturais.
3. Rio de Janeiro
Outra cidade que também já foi capital brasileira, o Rio de Janeiro é uma das principais atrações também para turistas estrangeiros. Na capital fluminense, conhecida por Cidade Maravilhosa, o Museu Histórico Nacional, a Ilha Fiscal, o Paço Imperial, o Jardim Botânico e a Igreja Nossa Senhora da Glória retratam parte da história local e nacional.
No Rio de Janeiro, está localizado também o Cristo Redentor, uma estátua de 38 metros de altura que é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. Além disso, a Praia de Copacabana, o Pão de Açúcar e a Floresta da Tijuca completam os pontos turísticos com belezas naturais.
4. Ouro Preto - Minas Gerais
As ladeiras da histórica Ouro Preto, no interior de Minas Gerais, narram muitos fatos importantes. Cenário da Inconfidência Mineira, a cidade que antes se chamava Vila Rica abriga obras barrocas do artista Aleijadinho e construções do século XVI. A Unesco tombou a cidade como Patrimônio Histórico da Humanidade em 1980.
5. Olinda - Pernambuco
Considerada cidade-irmã da capital pernambucana (Recife), a cidade de Olinda funcionou como sede da Capitania e também do Estado de Pernambuco até 1827. Além da beleza das praias do Nordeste, Olinda abriga diversos casarões históricos, como o Convento São Francisco, que foi construído em 1585 e é o convento franciscano mais antigo do Brasil.
6. São Luís - Maranhão
A capital maranhense revela características ausentes na maioria das demais capitais brasileiras, assimilando a cultura francesaholandesa e portuguesa. As construções da cidade, algumas do século XVI, contam parte da história da ocupação europeia no Brasil. São Luís conta ainda com diversas praias como pontos turísticos e fica a 250 km dos famosos lençóis maranhenses.
7. São Cristóvão - Sergipe
Localizada na Região Metropolitana de Aracaju, a cidade de São Cristóvão foi capital sergipana até 1855. A influência espanhola marca os traços do conjunto arquitetônico colonial preservado na cidade. Entre os pontos históricos, está a Praça de São Francisco, tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
8. São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul
Em suas missões para catequizar os índios, os Padres Jesuítas criaram a Redução de São Miguel Arcanjo, onde hoje existe um grande sítio arqueológico. O acervo histórico de São Miguel das Missões, no interior gaúcho, reúne as ruínas de uma igreja e imagens sacras feitas pelos Índios Guarani.
9. São Paulo
A maior cidade do Brasil, São Paulo, conta hoje com mais de 11 milhões de habitantes. O grande desenvolvimento urbano da cidade levou embora parte de seu acervo histórico, mas é impossível pensar a história do país sem passar pela capital paulista. O Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Estação da Luz ajudam a contar parte das memórias do país.
10. Brasília
Uma das cidades mais jovens do país, a capital federal foi projetada na década de 1950 e reúne um grande e moderno projeto arquitetônico elaborado por Oscar Niemeyer. Em toda a cidade é possível ver prédios e estruturas com curvas bem peculiares.
Entre as atrações turísticas da cidade, está a Praça dos Três Poderes, que revela, em uma visita guiada, as principais características da república. A Catedral de Brasília, a Ponte JK, o Parque da Cidade e o Estádio Nacional guardam outras belezas do Planalto Central.

Fonte: Site Mundo Educação.

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...