segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Exposição na Câmara resgata memória da Constituinte de 1823.


Visitante terá acesso a mais de 3 mil documentos do período do Império no Brasil.
 
A Câmara dos Deputados apresenta a exposição "Constituinte de 1823: acervo Memória do Mundo", de 28 de novembro a 28 de fevereiro de 2016, na Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara. A mostra apresenta obras originais, plotagens com cópias de outros documentos e ainda totens para que os visitantes naveguem pelas obras completas disponíveis na internet.
São mais de três mil documentos do período compreendido entre 17 de abril e 12 de novembro de 1823, incluídos no Programa Memória do Mundo, da Unesco, em 2013. O programa identifica os documentos que, em razão de sua importância,  devem ser classificados e preservados como patrimônio universal.
O objetivo da exposição é divulgar e ampliar o acesso aos documentos que o arquivo da Câmara dos Deputados guarda, desde 1826, com originais da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, criada pelo Imperador D. Pedro I.
Além da exposição, haverá dois eventos relacionados ao Fundo da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa de 1823. O primeiro será a abertura de uma página exclusiva sobre o tema no portal da Casa e o segundo, o lançamento da edição comemorativa do Inventário do Fundo, obra ampliada e revisada que apresenta a composição da Assembleia por estado, assim como as mesas e comissões ao longo do período de funcionamento.
Os interessados podem ter acesso a todos os documentos, que estão guardados no Arquivo da Casa, seguindo as orientações da Coordenação de Arquivo do Centro de Documentação da Câmara.

SERVIÇO

Exposição "A Constituinte de 1823: acervo Memória do Mundo"
Visitação: De 28/11/2015 a 28/02/2016
Local: Galeria de Arte do Salão Nobre
Hora: 9 às 17 horas

Entrada Franca

Fonte: Site da Câmara Federal

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...