POR QUE PRAÇA DA CONCÓRDIA?
Com a supressão do município de Aracoiaba e sua anexação ao município de Baturité, a partir do Decreto Nº 193 de 20 de novembro de 1931, assinada pelo Interventor Federal no Estado do Ceará, Doutor Manoel do Nascimento Fernandes Távora. Decreto esse que levou a população local a protestar contra essa decisão, que via todos os impostos recolhidas pelas autoridades baturiteense não beneficiar a população de Aracoiaba, ficando prejudicada econômica e politicamente.
Tal situação gerou na época, revoltas, intrigas e fortes brigas entre os habitantes dos dois municípios.
Alguns baturiteenses se deslocavam até Aracoiaba e se encontravam na antiga "feira do gado", no local onde hoje é a Praça da Concórdia, em frente ao antigo Ginásio Virgílio Távora - GVT, que naquela época, podemos dizer que se transformou numa verdadeira "Praça de Guerra", até a revogação do dito decreto pelo subsequente Interventor Federal Capitão Roberto Carneiro de Mendonça, em 4 de dezembro de 1933.
O nome Praça da Concórdia, só foi denominada no ano de 1958, quando Doutor Salomão Alves de Moura Brasil, fundou o Ginásio Virgílio Távora - GVT, passando a denominá-la dessa forma como meio de apagar os tristes conflitos entre a população dos dois municípios.
O nome da referida praça só foi oficialmente aprovada em lei pela Câmara Municipal de Aracoiaba no ano de 2008, quando o próprio Doutor Salomão Alves de Moura Brasil como vereador, colocou em votação o Projeto de Lei, sendo aprovado por unanimidade e transformando em lei com a homologação pela prefeita Doutora Marilene Campelo Nogueira, passando a denominação oficial de Praça da Concórdia, ou seja, praça da harmonia e da paz.
Fonte: Livro: Aracoiaba, História em Retalhos, Volume 1. p. 269.
Nenhum comentário:
Postar um comentário