sexta-feira, 20 de maio de 2016

Disponíveis 36 livros digitais gratuitos da Unesp.


Na mesa (da esq. para a dir.), Kokubun, Durigan e Gutierre falam do Programa PROPG Digital
Maior programa de difusão científica de uma universidade latino-americana lança sua sétima edição
Já estão disponíveis para download mais 36 livros digitais nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, com acesso totalmente gratuito. 
O Programa de Publicações Digitais foi criado em 2009, com trabalhos de docentes, pós-graduandos e pós-graduados sendo selecionados pelos Conselhos de Programas de Pós-Graduação da Unesp. As obras escolhidas são editadas pelo selo Cultura Acadêmica da Fundação Editora da Unesp.
“Com os novos 36 títulos, atingimos a cifra de 322 livros publicados, que já ultrapassaram 21 milhões de downloads em mais de 20 países”, destacou o diretor presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Gutierre, no lançamento que aconteceu nesta terça, 3 de maio, na Reitoria da Unesp. “A Unesp tem o mais bem-sucedido programa de publicação digital da América Latina”.
Além da magnitude e extensão do programa, que chega a locais precários em termos de livrarias e bibliotecas, Gutierre aponta a importância de políticas de acesso aberto, assim como é desenvolvido pelas universidades de Chicago e Harvard, para eficiente disseminação do saber. “A média de downloads por livros é de 50 mil, o que seria inviável em relação ao livro impresso. Só assim temos a oportunidade de participarmos do diálogo acadêmico internacional”, afirmou.
O pró-reitor de Pós-graduação da Unesp, Eduardo Kokubun, lembrou que quando o programa de publicações digitais surgiu na Unesp houve até mesmo rejeição interna, pois não se acreditava na sua relevância. “Hoje já superamos isso e o caminho é sem volta”. O programa almeja até 2020 publicar um total de 500 títulos.
O reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan, destacou os números superlativos. "Este projeto, assim como ações de ensino a distância e de inclusão social, mostra como a Unesp, embora seja a mais jovem das três universidades públicas paulistas, é a mais arrojada e realiza ações de vanguarda", disse. Confira a seguir a relação completa de livros digitais e clique nos respectivos títulos para acesso a cada um.

Títulos por Programa de Pós-Graduação

Ciência da Informação
Ciências da Motricidade         
Ciências Sociais
Comunicação 
Direito 
Educação       
Educação Matemática
Estudos Linguísticos 
Estudos Literários      
Filosofia         
Fonoaudiologia          
Geografia        
História           
Letras
Linguística e Língua Portuguesa       
Música
Psicologia      
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem     
Relações Internacionais         
Saúde Coletiva           
Serviço Social

Fonte e Foto: Daniel Patire | Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp 
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp


Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...