sábado, 9 de janeiro de 2016

O Início da Colonização da América Portuguesa.

No período pré-colonial brasileiro(1500-1532), os portugueses se limitaram a extrair pau-brasil e a utilizar costa do Brasil como escala para navios que iam para as índias. A colonização começou em 1532, com a fundação de cidades e o início da produção de açúcar.

Gravura que retrata o início da colonização da America pelos Portugueses. 


Após a posse


Logo após ter tomado posse do Brasil, a frota comandada por Cabral seguiu para a Índia, no entanto um dos navios retornou de imediato para Lisboa levando a carta redigida por Pero Vaz de Caminha para El Rei de Portugal. Essa carta continha um relatório sobre a terra “descoberta” vamos ler um trecho:
Esta terra, senhor (...) será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte cinco léguas por costa. (...) Nela, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro.(...) E aí não houvesse mais que ter aqui está pousada para esta navegação de Calicute, isso bastaria”
Através da descrição de Caminha pode-se constatar que os Portugueses procuraram logo a presença de ouro e prata no Brasil. Como bom renascentista o escrivão descreveu a natureza, os habitantes amistosos etc.

O etnocentrismo


Os índios trabalhavam pesado para cortar o pau-brasil e entrega-los aos portugueses em troca de bugigangas como pentes, pedaços de vidro colorido e facas. Em compensação, os europeus invadiram terras indígenas, mataram, roubaram, escravizaram, tudo isso para enriquecer.
Quando se considera que valores de uma determinada cultura, criadas pela sociedade, são verdades absolutas e que todas as outras culturas diferentes são “inferiores, barbaras, atrasadas”, isso reflete o puro etnocentrismo.

O começo da Colonização


Alguns motivos levaram os portugueses a colonizar a terra invadida antes usada apenas como área de exploração. O primeiro motivo foi o medo perder o controle sobre as terras descobertas. Afinal de contas, havia muitos piratas estrangeiros na costa do Brasil, sempre ameaçando o domínio português.
O segundo motivo foi que Portugal precisava encontrar novas fontes de lucros já que na mesma época, comerciantes de outros países europeus, como Holanda, Inglaterra e França já dominavam a navegação até as índias retirando dos portugueses a exclusividade do comercio marítimo oriental.
Resumindo: o medo de perder a posse da terra para os corsários e a busca de novos negócios levaram o governo português a tentar colonizar o Brasil. A primeira tentativa aconteceu no ano de 1532 quando Martim Afonso de Sousa comandou uma expedição que trouxe centenas de Portugueses para viver no Brasil. Os colonos pioneiros fundaram a primeira cidades portuguesa no Brasil, a a vila de São Vicente, próximo onde está a cidade de Santos (SP).

Referencias
Schmidt, Mario Furley - Nova história crítica – São Paulo : Nova geração 2002 


Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...