sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Observatório Astronômico Moura Brasil - Aracoiaba / Ceará.


Observatório Astronômico Moura Brasil - Aracoiaba / Ceará.
Alunos em visita na década de 1990.
Foto: Salomão Alves de Moura Brasil.



O Observatório Astronômico Moura Brasil foi construído para comemorar três fatos históricos que ocorreriam no ano de 1986. Primeiro pela passagem do Cometa Halley, também para comemorar os 26 anos do Ginásio Virgílio Távora - GVT e os 96 anos de Emancipação Política de Aracoiaba. 

No mundo todo havia uma expectativa para a passagem do Cometa Halley. Em Aracoiaba também não foi diferente, os aracoiabenses passaram a criar essa expectativa a partir do educador e político Salomão Alves de Moura Brasil, quando o mesmo idealizou um projeto para a construção de um  observatório astronômico que pudesse acompanhar a passagem do famoso cometa.

Para os cientistas da National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica) - NASA, Agência Americana - "O cometa Halley tornou-se conhecido pelo seu tamanho, capacidade de brilho e visibilidade em relação ao planeta Terra – quando alcança o ponto mais próximo do Sol, a cada 75 a 76 anos, pode ser observado a olho nu. É também o primeiro corpo celeste definido como periódico, uma descoberta feita pelo astrônomo inglês Edmond Halley, que deu origem ao seu nome. 

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), "o cometa teria sido visto inicialmente em 239 a.C. No entanto, foi apenas em 1907 que a sua órbita pôde ser calculada por Halley. A sua última aparição foi no ano de 1986, mas estipula-se que a próxima visita ao nosso planeta será em 28 de julho de 2061".

Com a passagem do Cometa Halley prevista para passar no dia 9 de fevereiro de 1986. O então observatório ainda não estava concluído, mas mesmo assim foi possível acompanhar o evento, já que estava quase tudo pronto. 

A população de Aracoiaba pode acompanhar a passagem do cometa, no observatório ou em lugares altos, pois era possível assistir a olho nu sua cauda brilhante. Foi realizado filas para que as pessoas pudessem assistir de perto através do telescópio de alta resolução instalado no observatório, instrumento esse, adquirido na época por Salomão. Muitas gente acompanhou também da calçada da Igreja Matriz. 

Somente no dia 16 de agosto do mesmo ano é que ficaria completamente concluído o observatório para inauguração em comemoração aos 96 anos de Emancipação Política de Aracoiaba. Foi construído nas dependências do Ginásio Virgílio Távora - GVT, que nesse ano estaria completando 26 anos de história educacional em Aracoiaba, ginásio esse, de propriedade de Salomão. Na ocasião era Prefeito Dr. Vicente Bastos Sampaio e o Vice-Prefeito Antônio Belarmino de Oliveira (de 31.01.1883 a 31.01.1987).

O Livro -  Aracoiaba, História em Retalho, relata que "Estiveram presentes à Inauguração, as maiores autoridades do Ciclo de Astrônomos cearenses da época, os quais foram homenageados e seus nomes constam na Placa de Inauguração, na Esplanada do Observatório".

Entre esses astrônomos podemos destacar Dr. Rubens de Azevedo (Diretor do Planetário do Centro Cultural Dragão do Mar - Fortaleza), Dr. Demerval, Dr. Francisco Coelho Filho, Dr. Claudio Pamplona dentre outros. 

Nesse mesmo dia Salomão Alves de Moura Brasil declamou o poema de sua autoria: "Rodízio" e Marilene Campelo Nogueira que na época era vereadora, declamou outro poema também de autoria de Salomão, intitulado de "Prece aos Astros".

O Filme de Inauguração encontra-se no acervo cinematográfico do Museu de Aracoiaba.

Atualmente tanto o Observatório quanto o Ginásio Virgílio Távora - GVT, encontram-se desativado.

É importante homenagear aqui os grande homens que construíram o Observatório Astronômico Moura Brasil:

MESTRE DE OBRA: João Felícia da Silva
                                  Francisco Bezerra do Nascimento

AUXILIARES DE OBRA: José Chagas Araújo (Zé Lino)
                                        Francisco Wilson Lucas da Silva
                                        José Agostinho da Silva
                                        José Iramar da Silveira

OPERÁRIOS NA OBRA: Francisco Alves da Silva (Irmão)
                                        Raimundo Pereira do Nascimento (Capistrano)
                                        Antonio Alves da Silva (Tonhão)
                                Edilson Ribeiro de Sousa (atual músico da Banda de Música - Aracoiaba 
                                 Pedro Rodrigues da Silva (Bem-te-vi)

VIGIAS: Luiz Pereira da Silva
               Abdias Alves Paz (Abias)


       
                           
Fontes:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/astronomia/cometa-halley - Acessado em 17.02.2022.

Site da NASA - https://www.nasa.gov/ - acessado em 17.02.2022.

Site da ESA - https://www.esa.int/ - acessado em 17.02.2022.

Site do Diário do Nordeste - https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/ciencia/cometa-halley-saiba-mais-sobre-o-objeto-astronomico-1.3134182 - acessado em 17.02.2022.

Livro -  Aracoiaba, História em Retalho. Volume II. pp.185-189.



Legenda: Em 1986, a nave espacial Giotto se tornou a primeira a fotografar o núcleo de um cometa, registrando o de Halley
Foto: Halley Multicolor Camera Team/Giotto Project/ESA

 


Legenda: Cometa Halley é visível da Terra a cada 75 anos, em média
Foto: Shutterstock



Observatório Astronômico Moura Brasil - Aracoiaba / Ceará.
Alunos em visita em 31.05.2008..
Foto: Salomão Alves de Moura Brasil.



Observatório Astronômico Moura Brasil - Aracoiaba / Ceará.
Foto: Salomão Alves de Moura Brasil.




Observatório Astronômico Moura Brasil - Aracoiaba / Ceará.
Em 31.03.2016..
Foto: Artur Ricardo






 

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...