quarta-feira, 4 de maio de 2016

Livro - O Abolicionismo, por Joaquim Nabuco. (PDF)


Sinopse:

Por que principiar a publicação de escritos deste autor por este livro? Quais traços personalizam esta edição? A escolha se justifica por ter sido este o texto que destacou o autor e conferiu originalidade ao seu desempenho na primeira fase de sua carreira, dessa forma dando início à periodização mais divulgada da história do movimento abolicionista no Brasil. Registrou-se, assim, na memória a imagem política definitiva de seu autor, aquela que o identifica como o mais atuante e "radical" abolicionista brasileiro, por ter sido um insistente defensor da supressão do cativeiro no Império, sem qualquer indenização pecuniária por parte do Estado para os proprietários de escravos.

Resenha, por Renata


Fiquei surpresa com a lucidez dele sobre os problemas que a escravidão gerava para o Brasil. Ele defende a abolição da escravatura, justificando que a escravidão impedia o desenvolvimento do país, além da vergonha social de ser o único país onde a escravidão ainda era legal e da questão humanitária. Ele usa os Estados Unidos como exemplo, que, após a independência e a abolição, viviam um grande período de progresso, pois, o homem livre e assalariado é mais produtivo que o escravo. Ele denuncia o interesse dos grandes proprietários de terra, que viam o escravo tão somente como mercadoria, e a covardia do Império de se impor sobre essa classe que o apoiava.
O livro só não é melhor porque o autor acaba se repetindo muito, mas é uma leitura muito interessante e obrigatória para quem quer entender melhor o Brasil.




Postar um comentário

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...